Topo

Tudo pela culinária? Veja crueldades feitas com animais no preparo de alguns pratos

Tudo o que acontece de bizarro você fica sabendo sempre aqui no Click Grátis Tudo pela culinária? veja crueldades feitas com animais no preparo de alguns pratos
Publicidade
Comente

Saborear um churrasco suculento ou uma carne de panela bem preparada é sabidamente algo comum no dia a dia da maioria dos brasileiros. Isso é tão normal que muitas vezes ninguém sequer para pra pensar nos maus tratos e crueldades às quais os animais podem ter sido submetidos antes de chegar à mesa.

Mas embora seja de fato revoltante saber das crueldades sofridas ainda na atualidade por muitos animais cuja carne é utilizada no preparo de pratos da culinária brasileira, o fato é que ao redor do mundo existem pratos em que a crueldade atinge níveis ainda mais alarmantes e por vezes praticada diante dos olhos do consumidor.

Para ilustrar isso, portanto, listamos a seguir alguns dos casos dos quais se tem notícia nesse sentido. Veja!

Pratos que são concebidos com certo ar de crueldade

Ikizukuri

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=Frf-1tNcdWg

Uma pessoa mais habituada à culinária ocidental pode ficar perplexa ou até horrorizada ao chegar em um restaurante de sushi no Japão e se deparar com o cozinheiro pegando um peixe ainda vivo no tanque e cortando-o diante dos olhos de quem quiser ver, enquanto o animal se debate.

O fato é que é exatamente esse o conceito por traz do prato Ikizukuri, cujo nome quer dizer “preparado vivo”. Diante dos olhos atentos do cliente, o chef retira o intestino do peixe e depois corta e tempera o mesmo. E assim já está pronto o prato.

Segundo informações, o truque para a iguaria é justamente prepará-la sem matar o peixe, o animal é servido com seu coração exposto e ainda batendo e com as guelras trabalhando enquanto tenta respirar. Uma variação ainda mais cruel desse prato se chama Yin Yang Fish, que ainda consiste em mergulhar o peixe vivo em óleo quente.

Leia também:

Feng Gan Ji

Galinha - Feng Gan Ji

Outro prato preparado com um certo grau de crueldade para os menos habituados, é o Feng Gan Ji, que vem do Tibete e da China. A tradução literal para o nome do prato é galinha seca ao vento.

Para preparar esse prato é necessário uma galinha, faca e temperos como especiarias, ervas e outros ingredientes. No processo de preparo a ave é cortada na região do intestino, seus órgãos são retirados e os temperos são inseridos no lugar.

Depois disso ela é fechada e amarrada de cabeça pra baixo ainda viva para que possa secar ao vento e chegar ao ponto de finalizar o preparo.

Ortolan

Pássaros - Ortolan

Uma simpática ave chamada Ortolan e conhecida no Brasil como Sombria, é a matéria-prima principal de um prato cruel mas bastante popular em países da Europa, como na França, por exemplo.

Segundo as informações, após capturar o pobre pássaro na natureza, os chefs furam os olhos dos mesmos com uma pinça e depois os colocam em gaiolas tão apertadas que eles sequer podem se mover.

A partir daí o animal é alimentado à força com uma dieta pesada à base de milho, uva e figos até que fique cerca de quatro vezes maior que seu tamanho e seja então afogada em uma taça de Armagnac.

Depois disso a ave é assada por seis ou oito minutos para que assim o consumidor a coloque inteira na boca, comendo desde os ossinhos até as vísceras. O Armagnac nos pulmões explode com a mordida, o que, em tese, dá um sabor especial ao prato.

Foie Gras

Foie Gras

Também preparado na França, esse é um prato que pode ser definido como fígado gordo. E se você pensou: ah, mas fígado também é um corte comum na culinária brasileira, espere pra ver a crueldade com que o Foire Gras é preparado.

Antes de qualquer outra coisa é importante dizer que o prato é concebido a partir de patos e gansos criados para o abate. Mas a coisa não é tão simples quanto parece.

Antes de serem abatidas, as aves vivem um tempo em campo e depois são levadas a um quarto escuro, onde são colocadas em um compartimento pequeno e alimentadas à força com milho e gordura até que o fígado fique seis vezes maior que o seu tamanho natural.

A textura amanteigada do prato só é alcançada por causa de uma introdução de um metal longo que vai até o estômago da ave e fica bombeando uma mistura de milho gorduroso direto em seu intestino, o que vai deixando seu fígado com a gordura.

Claro que todo esse processo cruel traz desconforto às aves e por isso mesmo elas são colocadas em pequenas caixas onde não podem nem ficar em pé.

Huo Jia Lu

Burro - Huo Jia Lu

E por fim a lista traz o prato Huo Jia Lu, que até onde se sabe é da China. Informações sugerem que lá é muito comum o consumo de carne de burro e o nome desse prato significa justamente “burro vivo”.

No caso eles amarram as pernas burro e pressionam seu corpo, enquanto os chefs de cozinha cortam seu corpo cru para servir imediatamente. O pobre animal ainda grita enquanto as pessoas consomem sua carne.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: