Topo

Alimentos inusitados que já foram considerados remédio e você não sabia

Comente

Você provavelmente já ouviu algumas histórias sobre receitas que surgiram por algum erro do cozinheiro, que ao tentar seguir uma receita acabou criando um novo prato devido à troca de ingredientes.

Mas algo de que você não deve ter ouvido falar é que alguns alimentos que consumimos hoje em dia foram criados como uma espécie de medicamento, que em tese seriam capazes de tratar diferentes tipos de doenças.

Conheça a seguir alguns exemplos e se surpreenda ao saber que o que você encontra hoje em supermercados, há um tempo atrás podia ser comprado em farmácias mediante uma receita médica.

Veja também:

Alimentos que foram criados ou considerados como remédio

Ketchup

Alimentos que foram criados ou considerados como remédio

Esse é um condimento criado no século XVII na China, mas nessa época ele era preparado com peixes e mariscos em conservas. Tempos depois o produto chegou aos Estados Unidos, sendo modificado e usado como remédio picante à base de tomate, o mesmo era usado no tratamento de diferentes doenças, com uma lista que ia desde diarréia até a queda de cabelo.

Bolacha de água e sal

Alimentos que foram criados ou considerados como remédio

Antes de ser servida como lanche da tarde, as bolachas de cream cracker eram consumidas como uma espécie de remédio pós jantar. De acordo com especialistas da época, a bolacha diminuía o apetite sexual noturno. O produto foi defendido pelo líder protestante Sylvester Graham, que em 1829 criou o produto para ser consumido todas as vezes que o tesão aflorasse.

Chocolate

Alimentos que foram criados ou considerados como remédio

Museu Field, um site norte-americano, afirma que ao chegar na Europa o cacau extraído das Américas chegou a ser receitado por médicos como estimulante e remédio para alguns tipos de doenças. Uma tese, inclusive, sugere que o cardeal francês, Richelieu teria sido tratado no século XVII com chocolate devido a um inchaço no baço. Será?

Adoçante

Alimentos que foram criados ou considerados como remédio

Segundo publicações, ao menos três tipos de adoçantes nasceram em laboratórios farmacêuticos. Um deles, por exemplo, teria sido o Aspartame, popular hoje em dia nas prateleiras de supermercado.

Até onde se sabe, ele surgiu em 1965, quando o químico norte-americano, Jim Schlatter, acabou levando à boca as mãos sujas de um componente que estava sendo usado na busca por um remédio para a úlcera. O sabor adocicado teria lhe dado a ideia para a criação do produto.

Vale dizer ainda que, muito antes disso, lá em 1879, a Sacarina teria sido descoberta da mesma maneira, o que também teria acontecido com o Ciclamato, em 1937.

Refrigerante de cola

Alimentos inusitados que já foram considerados remédio e você não sabia

Esse talvez seja o exemplo mais famoso da lista. Segundo a história, o criador da base dos refrigerantes de cola, que hoje são consumidos praticamente no mundo todo, foi o farmacêutico norte-americano John Pemberton.

A bebida preta que originou os refrigerantes de cola, no entanto, antes era um mero xarope de extrato de cola, que serviria para tratar diferentes problemas relacionados à saúde, dentre os quais, a dor de cabeça, a impotência sexual e até a fadiga mental, tudo isso ainda em 1886.

Dez anos depois, outro farmacêutico norte-americano chamado Caleb Bradham, criou a enzima pepsina, que de acordo com o próprio, servia para melhorar a digestão. No fim das contas, por serem refrescantes eles acabaram virando refrigerantes.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: