Topo

4 aplicativos que ajudam a cuidar da saúde mental

Confira ferramentas que podem ser úteis para as pessoas no dia a dia de quem se preocupa com o seu psicológico.
Publicidade
Comente

Cuidar da saúde mental é uma das maiores preocupações da vida moderna, ou pelo menos deveria ser. O assunto acabou se tornando ainda mais debatido durante o período da pandemia, que acabou causando inúmeros casos de pessoas doentes, procurando ajuda profissional para tratamento de doenças como depressão, ansiedade, etc.

4 aplicativos que ajudam a cuidar da saúde mental

O que é Saúde Mental

O termo saúde mental foi criado com o principal objetivo de se referir a tudo que envolve o bem-estar psicológico, social e emocional de um determinado indivíduo, levando em consideração também os fatores que afetam diretamente nossas ações, nossas decisões e também os relacionamentos que as pessoas acabam mantendo.

Buscar cuidados com a saúde mental está cada vez mais na lista de pessoas que não sofrem com as doenças mais comuns da mente humana, mas também pelas pessoas que se preocupam com o desenvolvimento das mesmas. Acontece da mesma forma com as pessoas que se preocupam com sua saúde física e que acabam tomando algumas medidas que afetam a sua rotina do dia a dia para prevenir o surgimento de determinadas doenças.

Como melhorar a saúde mental no dia a dia?

Publicidade

De uma forma geral, os especialistas apontam alguns pilares do que acaba sendo buscado considerado como tratamentos focados na saúde mental de uma pessoa. A busca por uma melhor qualidade de vida, em todos os aspectos, por exemplo, acaba sendo uma dessas formas de manter a mente saudável.

E isso só é possível a partir do momento que o individuo consegue pensar em formas de autocuidado que muitas vezes acabam sendo deixadas de lado em virtude da correria do dia a dia ou simplesmente em função dos cuidados que as pessoas acabam tendo apenas com os outros. A busca por relacionamentos mais saudáveis, nos quais as pessoas acabam encontrando pessoas que retribuem sentimentos e ajudam no seu crescimento, também é uma decisão importante.

E, como não poderia deixar de ser, a internet também pode acabar se tornando uma aliada para quem deseja buscar estes cuidados com a saúde mental. Mesmo que o mundo digital, muitas vezes, acaba sendo citado como uma das principais causadoras de alguns destes problemas, como ansiedade, depressão e outros, quando ele é utilizada da forma correta pode ajudar em diversos aspectos.

Publicidade

Confia algumas dicas de aplicativos que podem ajudar na busca por uma saúde mental melhor:

Be Okay

Ele foi pensado com o principal objetivo de ajudar as pessoas a controlar a sua ansiedade, inclusive naqueles momentos de crises mais agudas. Ele ensina como as pessoas podem lidar, de uma forma mais efetiva, com crises de ansiedade e ataques de pânico a partir do processo de guiamento pelo ato de respirar corretamente.

Basta apertar no botão “iniciar”, localizado na parte central do app, para começar a fazer uma série de exercícios de respiração que vais endo guiado. Ele mostra exatamente o tempo que a pessoa deve levar para cada ato de inspiração e expiração. Além disso, as pessoas também podem escolher algumas opções de músicas e sons relaxantes.

Rootd

Outro app que se preocupa em ajudar as pessoas durante crises de pânico e de ansiedade, mas também ajuda a prevenir que isso aconteça de uma forma mais frequente. Ele conta com um botão vermelho, que deve ser pressionado nos momentos de crise. Ao fazer isso, o usuário escolhe entre dois possíveis caminhos: um para encontrar conforto rápido, e outro para enfrentar e desconstruir sensações ruins.
Ele também exibe uma série de conteúdos que ajudam as pessoas a entender melhor estes episódios.

Cíngulo

App que trabalha o conceito de terapia guiada e que pode ajudar as pessoas no processo de autoconhecimento. No momento em que o usuário acessa pela primeira vez, ele precisa responder uma série de questões que acabarão resultando em um teste de autoavaliação. A partir dos resultados, o app apresenta diversas lições para resolver determinados problemas, como superar timidez, o medo, e etc.

Tá Tudo Bem?

Reúne uma boa coletânea de materiais que visam oferecer apoio emocional para as pessoas, e atuam também na prevenção do suicídio. Ele também oferece acesso direto ao Centro de Valorização da Vida (CVV), sendo que basta apertar o botão vermelho para conversar com um dos atendentes. Ele também oferece exercícios de respiração que prometem ajudar especialmente nos casos de ansiedade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: