Topo

Fica com sono quando estuda? Confira essas dicas para se manter desperto.

Confira alguns métodos que ajudam as pessoas a não ter muito sono durante os estudos.
Publicidade
Comente

Ficar com sono durante os estudos realmente pode ser algo que deixa o estudante desmotivado e triste. Alguns conseguem superar a condição e continuar estudando, deixando o sono de lado. Mas são muitos os que simplesmente acabam não conseguindo e deixando os livros ou os cadernos de lado para uma soneca, que nem sempre dura apenas alguns minutos.

Fica com sono quando estuda? Confira essas dicas para se manter desperto.

Mas se engana quem pensa que estudar não exige um preparo físico, muito pelo contrário. A quantidade de energia que o cérebro consome para conseguir dar conta de conteúdos novos e complexos é grande. As pessoas realmente não precisam se movimentar para descansar, o cansaço mental também é uma realidade e uma característica dos humanos que precisa ser levada em consideração.

Para tentar contornar o problema, é preciso tomar algumas atitudes que podem mexer na rotina, mas elas acabam sendo importantes diante do fato do sono reduzir muito a produtividade. Ou seja, quando a pessoa está com sono, mesmo que siga estudando, ela pode simplesmente desperdiçando o seu tempo, com um conteúdo que não está sendo absorvido.

Publicidade

Confira algumas dicas para driblar o sono no momento dos estudos:

Mantenha uma rotina de sono constante

Algumas pessoas conseguem ficar descansadas com 7 horas de sono, enquanto que outras precisam de 8 ou até de 9 horas de sono. É importante que o estudante tenha plena consciência de como o seu corpo funciona e o que ele precisa para se manter descansado para o resto do dia, e partir disso criar uma rotina que permita com que ele durma a quantidade de horas necessárias.

Além disso, também é importante manter uma rotina. Pode ser complicado na nossa sociedade atual, na qual as pessoas estão sempre conectadas e consumindo os mais variados tipos de conteúdos, mas a rotina ajuda para que a pessoa não apenas durma a quantidade de horas que precisa, mas que tenha também uma boa qualidade no sono.

Mantenha o corpo hidratado

Publicidade

Quando falamos em métodos de driblar o sono a maioria das pessoas pensam em uma boa xícara de café. É claro que a cafeína sempre será uma solução interessante para ter um boost de atenção, mas ela dura pouca e exige cada vez mais para funcionar. Mas existe um outro líquido muito mais saudável, barato e que também é muito importante para evitar o cansaço: a água.

Este é um líquido fundamental nos mais variados aspectos da nossa saúde, incluindo no trabalho de oxigenação. E isso permite com que aconteça um trabalho melhor de comunicação entre os neurônios em seu cérebro, o que ajuda na memorização de uma forma geral. Com o cérebro consumindo menor energia no trabalho de memorização, o cansaço é menor e o sono também.

Faça pausas

Aquela ânsia que muitos estudantes sentem em ter que vencer uma grande quantidade de conteúdo no menor tempo possível simplesmente não funciona para a grande maioria das pessoas. É fundamental não apenas respeitar o tempo individual para assimilação dos temas, como também criar pausas que ajudam o cérebro a descansar.

Mas também é importante não se perder nestas pausas. Elas podem ser cronometradas, por exemplo, para que as pessoas não percam muito tempo. Também é importante fazer alguma coisa diferente durante essas pausas, como dar uma caminhada, alongar um pouco, brincar com o bicho de estimação, etc.

Estude em um ambiente iluminado

Outra dica importante é estudar em um ambiente que seja iluminado. Mesmo que a pessoa estude diante da tela de um computador, é mais recomendado ter alguns pontos de luz, caso ela não queira utilizar a luz principal do ambiente, para manter o cérebro em atividade. A dica se torna ainda mais importante para os casos em que as pessoas decidem estudar durante o período noturno, já que neste horário o cérebro realmente interpreta o escuro como o momento em que ele se prepara para o descanso.

Cochile

Não se culpe por tirar um cochilo depois do almoço. Muitas pesquisas indicam que este sono é muito importante e ajuda a manter o cérebro mais ativo e focado tanto para o trabalho para os estudos. Mas é preciso ter disciplina, definindo um tempo para este cochilo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: