Topo

Estágio no exterior: Dicas para conseguir trabalhar fora do país.

Confira alguns caminhos que podem ser seguidos por quem deseja começar sua carreira trabalhando fora.
Publicidade
Comente

Trabalhar no exterior sempre foi considerado como um excelente atrativo para o currículo de qualquer pessoa, especialmente quem está começando a sua vida no mundo de trabalho. Os estágios são oportunidades interessantes que os estudantes acabam tendo de aprender mais sobre o mercado de trabalho e o que, na prática, a área que ele está estudando faz no dia a dia.

Estágio no exterior: Dicas para conseguir trabalhar fora do país.

Hoje em dia existem diversas oportunidades de estágios no exterior para os brasileiros, mas é preciso focar no preparo para que seja possível viajar e estudar em um país diferente do seu.

Principais vantagens de um estágio no exterior

Uma das principais vantagens de se fazer um estágio no exterior é ter uma experiencia prática de tudo aquilo que se aprende dentro da faculdade. Mas, como o estudante está tendo a visão de um mercado de trabalho que não é o mesmo do seu país natal, ele acaba tendo a oportunidade de ampliar o seu foco e conseguir identificar pontos positivos e negativos do sistema, o que ajuda na formação de um profissional mais completo.

Publicidade

Além disso, fazer um estágio no exterior acaba sendo uma das experiencias mais completas e interessantes para quem deseja aprender um novo idioma. Mesmo que os brasileiros façam boas escolas de línguas, ter a realidade convivendo com pessoas nativas dentro de um ambiente de pressão, que é o profissional, pode ser assustador no início, mas pode ajudar a apender o idioma muito mais rapidamente.

Estabelecer networking com pessoas que moram em países diferentes é outra das vantagens mais interessantes de quem opta por fazer um estágio no exterior. Em um mundo cada vez mais globalizado, com as pessoas tendo mais acesso às oportunidades de trabalho que surgem em qualquer canto do planeta, conhecer as pessoas certas pode ser uma vantagem competitiva.

Tipos de estágios no exterior

Job Shadowing

Este é um tipo de estágio muito interessante que acaba sendo encontrado em diversos países. Uma das suas principais características é o fato dele ser mais curto do que um estágio tradicional, que pode variar de alguns dias até algumas semanas. Com isso, pode ser muito interessante para quem deseja fazer durante as férias, por exemplo. É mais comum para alunos do Ensino Médio, mas também pode ser encontrado para o Ensino Superior.

Aprendizado de Serviço

Publicidade

Normalmente este tipo de estágio é feito não em empresas, mas sim em organizações que acabam tendo mais como foco o fornecimento de determinados tipos de serviços para a população de uma região. Pode ser dentro de uma ONG, ou de uma biblioteca, ou de um centro comunitário. É um tipo de trabalho que pode ser muito valorizado em determinadas áreas, como as sociais.

Estágios de Verão

Seguindo um formato parecido com o shadowing, estes também estágios um pouco mais curtos, com tempo pré-definido para começar a terminar, e que acaba sendo ofertado durante o período de férias dos norte-americanos, férias de inverno no Brasil. Eles geralmente são organizados por escolas e não costumam ser focados em uma determinada área, sendo mais um trabalho geral, mas que ajuda a ganhar experiencia.

Estágios internacionais remunerados

Estes estágios possuem um formato mais parecido com a dos estágios brasileiros, que acontece dentro de uma empresa e que normalmente é na área na qual o estudante está matriculado.

Dicas para conseguir um estágio fora do Brasil

Prepare um bom currículo

Antes de mais nada, é muito importante construir um currículo que tenha como foco justamente essas vagas. Ele deve ser criado a partir de modelos mais utilizados no país que pretende ser o local onde o estudante vai trabalhar. Também é importante valorizar as experiencias obtidas até aquele momento.

Participe de intercâmbios

Boa parte dos programas de intercâmbios acabam incluindo um estágio para que o estudante consiga ganhar dinheiro e ainda ter experiencia.

Procure a sua Universidade

Geralmente as universidades brasileiras contam com setores específicos de apoio para os estudantes que desejam fazer estágios no exterior. Inclusive muitas delas contam com parcerias consolidadas com empresas e outras instituições de ensino, que ajudam no encaminhamento dos alunos para que ele já saia do Brasil com um estágio certo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: