Topo

Saúde masculina: Confira sintomas que não podem ser ignorados

Conheça os sinais que sempre devem ser levados em consideração.
Publicidade
Comente

Os homens nem sempre cuidam da sua saúde como deveriam. E essa não é uma afirmação que pode ser feita apenas a partir de uma percepção, mas também pode ser comprovada com base em dados. Por exemplo, um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.

Além disso, também existe uma informação que é constatada a partir dos dados obtidos em relação aos óbitos das pessoas no Brasil que afirma que as mulheres vivem 7,2 anos a mais. E muito disso acaba sendo colocado na conta justamente dessa falta de cuidado que os homens possuem em relação ao que eles sentem no seu próprio corpo;

Os médicos são unânimes em afirmar que é muito importante que os homens invistam um tempo para cuidar da sua própria saúde. Mas o assunto deve ser levado ainda mais a sério quando aparecem determinados tipos de sintomas. 

Saúde masculina: Confira sintomas que não podem ser ignorados

Conheça aqueles que não devem ser ignorados:

Dor no peito constante ou em diversos momentos

Publicidade

Os homens são mais propensos a sofrerem com problemas cardiovasculares, incluindo o infarto do miocárdio. E uma das principais indicações de que a pessoa está passando por um episódio desta natureza é justamente uma dor no peito, especialmente aquela que se irradia pelo tórax, ou seja, que não se concentra apenas em um ponto do peito. Para o paciente que está infartando, quanto mais cedo ele conseguir atendimento, maior a chance dele sair com vida. 

Dificuldade súbita de respiração

Diversos problemas de saúde acabam fazendo com que as pessoas tenham dificuldade em respirar, sendo que alguns deles de forma crônica. Acontece especialmente com doenças como bronquite, rinite, etc. Mas ela também pode ser um forte indício de que as pessoas estão passando por um episódio grave em relação à saúde do sistema cardiovascular. Já quando as pessoas sentem falta de ar durante muito tempo e sem ser associado a outras doenças, pode indicar problemas como o câncer de pulmão, muito comum em quem fuma ou fumou durante um tempo.

Dor abdominal

Este também costuma ser um sintoma que pode ser encontrado em diversas doenças, especialmente aquelas ligadas ao sistema digestivo e que pode acabar não passando de algo passageiro. Mas quando essa dor aparece em episódios esporádicos mas rotineiros e quando ela é muito forte, pode ser indício de câncer de fígado. Este costuma ser um caso ainda mais comum nas pessoas que abusam da bebida alcoólica em determinado momento da sua vida. 

Dificuldade para urinar

Publicidade

Este é um outro sintoma que é considerado comum nos homens em determinados momentos da sua vida, especialmente quando eles estão mais propensos a desenvolver algum tipo de infecção na área dos genitais. Mas este também costuma ser um sintoma muito comum nos pacientes que possuem câncer de próstata. E esta é uma das doenças que mais matam os homens no Brasil, especialmente pela falta de prevenção. 

Aumento dos testículos

Qualquer alteração na região das genitais realmente precisa ser levada a sério, especialmente quando existe um aumento em uma determinada região do corpo sensível como os testículos. Este costuma ser um sintoma bastante comum no desenvolvimento de câncer no testículo, sendo que essa é uma doença que representa 5% do total de casos de câncer entre homens. 

Perda de força nos principais membros do corpo

Veja também:

Quando os homens começam a sentir uma certa dificuldade para fazer algumas coisas que antes eram consideradas comuns, como levantar uma certa quantidade de peso com os braços, pode ser um sinal de doenças sérias, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Inclusive, em determinados casos, as pessoas podem ter um AVC sem perceber, apenas ficando com as sequelas, sendo que uma das mais comuns é realmente a falta de força nos braços e nas pernas. 

Ronco excessivo

Algo que pode ser considerado como simples e rotineiro também pode indicar alguns problemas de saúde que acontecem especialmente durante o período noturno. A apneia do sono, por exemplo, é grave, pois as pessoas simplesmente param de respirar por um momento que pode se estender até mesmo por alguns minutos durante o sono.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: