Topo

Saiba o que ingerir para não agravar casos de hipertensão

Publicidade
Comente

A pressão arterial é a força com que o sangue passa por nossas artérias durante a circulação. Ela é considerada alta sempre que estiver igual ou acima de 140mm de Hg, no máximo e 90mm de Hg, no mínimo. Quando a pressão for sistematicamente alta, observando-se registros contínuos, considera-se a hipótese de que a pessoa sofra de hipertensão arterial.

As causas da hipertensão são as mais diversas, tais como predisposição genética ou condições próprias de cada organismo, mas ela pode ser acentuada por hábitos nocivos à saúde como o tabagismo, a má alimentação, a obesidade e o sedentarismo. O número de casos entre os homens é mais elevado que entre as mulheres. O controle é feito através de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta balanceada, a perda de peso – nos casos de obesidade, o abandono do cigarro e de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos. A prioridade, no entanto, deve mesmo ser a alimentação. Confira alguns alimentos.

Frutos do mar, linhaça e peixes gordurosos: São alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3, que são protetores naturais das funções cardíacas, regulando a pressão e auxiliando na circulação sanguínea.

Publicidade

Abacate, banana, batata, quinoa: Fontes de potássio que, segundo pesquisas, ajuda a controlar a pressão arterial.

Brócolis, frutas cítricas e silvestres, pimentão: A principal contribuição desses alimentos para o controle da hipertensão é a Vitamina C, que dilata os vasos sanguíneos e contribui na eliminação de toxinas como o chumbo, que aumenta a pressão. O brócolis, assim como a couve, o espinafre, o figo e os laticínios, também é fonte de cálcio. Níveis baixos deste componente são associados a um maior risco de desenvolver hipertensão.

Aspargo, lentilha, romã: Devido à presença de grande quantidade de fibras alimentares, esses alimentos são frequentemente relacionados a baixos níveis de pressão.

Publicidade

Portadores de pressão arterial elevada devem evitar o consumo de sódio, presente principalmente no sal. A quantidade recomendada é de 2400mg de sódio por dia, para indivíduos saudáveis. Pessoas diagnosticadas com hipertensão devem consumir ainda menos que isso, evitando assim um agravamento do quadro. Em casos mais acentuados há a possibilidade de uso de medicamentos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: