Topo

O perigo do consumo das bebidas energéticas

Publicidade
Comente

Algo que tem se tornado bastante comum nos últimos anos, é o consumo de bebidas energéticas, seja por aqueles que estão diariamente envolvidos em longas rotinas de trabalho, ou mesmo por aqueles que em meio à baladas e festas sentem a necessidade de ter uma sobrecarga de energia para aguentar a farra.

O fato é que independente do motivo, a cada dia um número maior de pessoas se veem consumindo esse tipo de bebida, não sabendo que isso pode ocasionar consequências em alguns casos irreversíveis.

Embora a composição da bebida e os cuidados com o uso no Brasil por determinação da Anvisa seja obrigatoriamente apresentadas nas embalagens, a maioria das pessoas acabam não se atentando para esse detalhe e consequentemente ingerindo de maneira deliberada muitas vezes, por isso, nesse artigo, mostraremos de maneira detalhada quais são os riscos, e cuidados a levar em consideração com esse tipo de bebida, bem como o que fazer para substituir sua necessidade.

Veja mais sobre o perigo do consumo de bebidas energéticas

Bebidas energéticas pelo mundo e seus riscos

Publicidade

Em alguns países o consumo de bebidas energéticas é proibida pelo fato de conter substâncias que podem ser letais em alguns casos, como ocorrido nos Estados Unidos em um passado recente, onde cinco pessoas vieram a óbito por ter consumido de maneira irresponsável esse tipo de bebida, o que gerou repercussão em todo o mundo, veja alguns casos em que os energéticos são contra indicados.

Energéticos são contra indicados a gestantes

Mesmo com as contra indicações é comum que algumas gestantes ainda assim lancem mão dos energéticos em determinados momentos, circunstância que pode colocar em risco tanto a vida da mãe, quanto do bebê que está por vir, portanto, é importante que seja invariavelmente evitado o uso.

Energéticos são contra indicados a idosos e nutrizes

A utilização de energéticos por idosos e nutrizes é tão contra indicado quanto a gestantes, devendo da mesma maneira, ser evitada a qualquer custo.

Veja os riscos ocultos dos energéticos

Publicidade

Riscos aos rins

Os energéticos podem oferecer grandes riscos aos rins, e isso se deve à quantidade de aminoácidos existentes na composição da bebida, que dentre outros fatores, pode ocasionar uma sobrecarga no trato renal.

Riscos decorrentes da grande quantidade de cafeína

O fato de a bebida possuir quantidades exorbitantes de cafeína a tendência é que ela produza uma aceleração nos batimentos cardíacos e também uma elevação da pressão arterial, o que é extremamente contra indicado a pessoas portadoras de hipertensão ou quaisquer outras enfermidades associadas ao coração, sem contar que a cafeína em excesso é capaz de influenciar na redução de cálcio, potássio e magnésio.

Grandes quantidades de açúcar nos energéticos são prejudiciais

Os energéticos possuem em suas composições uma enorme quantidade de açúcar de modo que o consumo excessivo da bebida pode trazer sérios riscos à saúde tais como, o desenvolvimento de diabetes, aumento glicêmico no sangue ou até mesmo, a contração de um cansaço excessivo, até maior que o de antes do uso do energético.

Riscos ao combinar energéticos com álcool

A combinação do energético com bebidas alcoólicas podem trazer sérias consequências à saúde como a hipoglicemia e desidratação principalmente pelo fato de a bebida acentuar os níveis de energia enquanto que o álcool está desempenhando o papel contrário, o que pode levar em muitas casos a desmaios e/ou até mesmo a morte.

Quais bebidas substituem os energéticos

De acordo com especialistas o uso  de bebidas energéticas não são em ocasião alguma necessárias, de modo que seu uso pode perfeitamente ser substituído por bebidas naturais como chá, café, ou ainda a ingestão de chocolates por exemplo, que além de fornecer energia suficiente ao corpo, não são tão nocivos a saúde.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: