Topo

Mulheres podem ser mais vulneráveis à Aids que os homens - entenda os motivos

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias estão aqui, no ClickGrátis! Mulheres podem ser mais vulneráveis à Aids que os homens - entenda os motivos
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Em semana de luta contra Aids, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo uma campanha de conscientização para a população, o objetivo é alertar as pessoas sobre os risco, prevenção e tratamento da DST.

Em meio a essa luta, as mulheres têm sido alvo principal, já que segundo especialistas, elas são mais vulneráveis à contaminação com o vírus.

Sabendo disso, decidimos abordar de maneira mais apurada esse assunto, mostrando alguns dos fatores pelos quais os indivíduos do sexo feminino possuem maior vulnerabilidade. Veja!

Mulheres podem ser mais expostas à Aids que os homens – entenda os motivos

mulheres-mais-vulneraveis-aids

Anatomia feminina a favor do vírus

Publicidade

Um dos fatores que fazem com que a mulher seja mais vulnerável ao vírus do HIV é sua própria anatomia. A mucosa vaginal, quando em contato com o sêmen de alguém contaminado, faz com que o vírus se espalhe facilmente pelo corpo.

Sistema imunológico

Existem indícios que comprovam que o próprio sistema imunológico feminino contribui para a proliferação do vírus no corpo.

Publicidade

De acordo com especialistas, o corpo feminino possui um sistema imune mais ativo, o que em se tratando do vírus HIV torna-se algo ruim, já que em sua constante tentativa de combater o mal ele pode falhar e parar de responder da forma adequada.

Leia também:

Mais vulnerável

Outro fator e risco que influencia a contaminação feminina pelo vírus HIV é a vulnerabilidade do ponto de vista social, que pode fazer com que a prevenção no ato sexual seja colocada de lado.

Dados empíricos apontam que a maiorias das mulheres casadas confiam em seus parceiros a ponto de não exigirem o uso de preservativo, enquanto por outro lado, quando as mulheres solteiras não conseguem entrar em um acordo com o parceiro sobre o uso do preservativo, muitas acabam abrindo mão da proteção.

Veja as estatísticas relacionadas às mulheres contaminadas com o vírus HIV no mundo

  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, as mulheres representam mais da metade das pessoas infectada com o vírus HIV no mundo.
  • Dos números de morte causada pela Aids no Brasil até o ano de 2012, cerca de 28,4% foram mulheres.
  • Os documentos do Ministério da Saúde, mostram que a faixa etária em que as mulheres mais são contaminadas é dos 13 aos 19 anos de idade.
  • De acordo com o boletim, cerca de 86,8% dos casos que foram registrados no ano de 2012, foram decorrentes de relações heterossexuais com pessoas infectadas pelo HIV.

Prevenção

A única forma de se prevenir contra o vírus da Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis é com o uso de preservativo. Além disso, mesmo com o uso da camisinha, é importante que a pessoa que faz sexo com alguém contaminado realize um exame periodicamente, mesmo que use camisinha.

Transmissão do vírus

Algumas pessoas têm receio de ter qualquer tipo de contato com um soropositivo, mas saiba que beijar, tocar, e respirar o mesmo ar que a pessoa contaminada, não resulta na transmissão do vírus.

A contaminação só é possível mediante o uso compartilhado de agulhas, sexo sem proteção, amamentação, transfusão sanguínea e gestação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: