Moda de aparelhos dentários ‘do camelô’ traz riscos à saúde

5/ 5 - 1
Comente

Ao longo dos anos a juventude parece ter se especializado em “inventar moda”, e a nova tendência entre os jovens agora é usar aparelhos ortodônticos diferenciados, com borrachinhas e fios coloridos que são comprados, na maioria das vezes, em camelôs ou em redes sociais a partir da internet.

Moda de aparelhos dentários ‘do camelô’ traz riscos à saúde

aparelho-de-camelo-traz-risco-a-saude

Apesar de ter se tornado uma grande novidade e de ter sido adotada por uma enorme quantidade de jovens, o que muitos desses jovens não sabem é que essa moda pode acabar mal.

De acordo com os dentistas, o uso indevido dos aparelhos pode causar uma movimentação nos dentes, pelo que, é possível que ocorra alguns problemas com a saúde bucal, como por exemplo, retração da gengiva, ou até mesmo perda de dentes e surgimento de deficiências na região óssea bucal.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo iniciou, recentemente, uma força tarefa com blitz e apreensões de produtos falsificados em camelôs, que culminou até mesmo com a apreensão de produtos odontológicos vendidos em lojas autorizadas, além disso, um novo projeto de lei que visa restringir a venda desse tipo de produto somente a médicos ortodontistas, foi protocolado. De acordo com o órgão competente envolvido na força tarefa, alguns camelôs têm vendido até mesmo cerdas coloridas de vassouras como se fossem fios ortodônticos.

De acordo com as informações, aparelhos ortodônticos “do camelô”, vinham sendo comprados e colocados por jovens sem um mínimo de preparo, alguns dos quais chegavam a cobrar  mais de cem reais pela implantação, e cerca de cinquenta reais pela manutenção do aparelho. Um jovem de 18 anos que atendia cerca de 50 pessoas em um salão alugado em Diadema SP, se encontra foragido desde o ano passado.

Leia também:

Muitos jovens colocam esse tipo de aparelho apenas para parecerem mais descolado em meio aos amigos, e sequer se preocupam com as consequências futuras. Muitos deles acreditam que o fato de o aparelho não ficar muito apertado, seja suficiente para evitar prejuízos à saúde bucal, entretanto, dentistas alertam que a simples aplicação errada das peças metálicas já pode fazer com que os dentes se soltem do osso podendo até mesmo causar o rompimento do nervo.

Por causa da moda de aparelhos, muitos jovens que usam os aparelhos verdadeiros tentam convencer seus dentistas a manter o aparelho por mais tempo mesmo que já tenham terminado o tratamento.

Como esses jovens não recebem a devida orientação de um profissional competente  sobre a higienização, eles acabam sendo submetidos ao risco de contrair uma gengivite, ou até mesmo lesões na mucosa da boca.


Notícias relacionadas



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!