Topo

A saúde bucal e o Câncer

Dicas de saúde, exercício, alimentação e notícias sobre medicina e bem-estar em geral! Paciente com câncer deve ter cuidados redobrados com saúde bucal
Publicidade
Comente

Pacientes com câncer geralmente fazem tratamentos com quimioterapia ou radioterapia, e apesar desses métodos trazerem de fato diversos benefícios no combate à doença dando aos pacientes uma nova oportunidade ou um tempo maior de vida, eles podem em algumas circunstâncias desencadear também uma série de malefícios, principalmente no que diz respeito à saúde bucal, que por consequência, pode até mesmo acabar interferindo nos resultados observados até mesmo quanto ao câncer propriamente dito.

A saúde bucal e o Câncer

saude-bucal-e-o-cancer

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que cada paciente reage de uma forma diferente a tratamentos, o que também se aplica aos casos de quimioterapia e radioterapia. Embora alguns efeitos colaterais sejam comuns em diversos pacientes, nada pode garantir que uma pessoa reaja da mesma forma que outra, pelo que, a avaliação e os cuidados periódicos devem ser procedidos sempre.

Publicidade

Dentre as reclamações mais frequentes dos pacientes que fazem quimioterapia, ou radioterapia, destacam-se a perda do paladar, boca seca, e candidiase, sendo esta uma infecção conhecida como sapinho e caries de radiação.Esses sintomas podem ser temporários ou permanentes, tudo vai depender do tempo de tratamento, o tamanho do tumor e a quantidade de medicação utilizada no tratamento.

Vale destacar que todos os problemas decorrentes do tratamento podem ser controlados, e até mesmo prevenidos. Para evitar esses problemas, o principal tratamento é a manutenção rigorosa da higiene bucal, além dos cuidados e acompanhamento odontológico, antes, durante e depois do tratamento contra o câncer.

Leia também:

Publicidade

Pacientes oncológicos devem receber cuidados odontológicos especiais pelo resto da vida após o tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Cuidados que pacientes da oncologia devem ter

Escovação diária com creme dental à base de flúor e escova de dentes com cerdas macias, além do uso de fio dental, escovação dos dentes, gengiva e língua, são cuidados primordiais a pacientes oncológicos.

Pacientes que usam próteses ou dentaduras devem ficar atentos ao ajuste dos aparelhos para ter certeza de que não estão causando alguma ferida na boca, além de mantê-las sempre limpas com auxilio de escova de dentes e se possível diminuir o tempo de uso das mesmas.

Os pacientes devem ainda, tentar manter a boca úmida, bebendo o máximo de água possível e até mesmo fazendo uso da goma de mascar sem açúcar para estimular a salivação.

O uso de palitos dentais e enxaguantes bucais que contenham álcool são proibidos, assim como o consumo de bebidas alcoólicas e derivados do tabaco. A dica principal é sempre consultar um dentista, bem como seguir as orientações do médico responsável pelo tratamento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: