Topo

Benefícios da dieta hiperproteica para perda de peso

Comer bastante proteína no dia-a-dia traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Confira algumas dicas sobre perda de peso rápida e manutenção dos músculos
Publicidade
Comente

Por muito tempo, a gordura foi considerada a vilã no ganho de peso. Ainda é, mas este paradigma está caindo. Muitas vezes, o problema de engordar está no uso exagerado de açúcar na dieta, que é o verdadeiro algoz do corpo humano.

O que poucas pessoas arriscam é ingerir bastante proteína. Comer bastante carne, peixe, ovo, leite e frango trazem inúmeros benefícios ao corpo. Confira!

Perda de peso rápida

Se alimentar com grandes quantidades de proteínas leva o indivíduo a perder mais peso rapidamente que de forma tradicional. É sabido que carboidratos retém mais água (hidratos), logo a sua diminuição causará um choque no corpo, que liberará glicogênio, além de diminuir a retenção de líquidos extracelular.

Outro fato interessante é o efeito térmico das proteínas no corpo. Depois de uma refeição, o corpo humano precisa ter energia para digerir e metabolizar os alimentos ingeridos. Isso causará queima de calorias. No caso das proteínas, essa queima é ainda mais acentuada que dos carboidratos e das gorduras. Logo, uma parte das calorias que você ingeriu serão queimadas na própria digestão.

Maior saciedade

Este é um fator que auxilia, também, na perda de peso. Estudos mostraram que pessoas que basearam as suas dietas em alimentos de fonte animal tiveram muito menos fome que as outras pessoas das dietas convencionais, mesmo ingerindo menos calorias que elas!

No Brasil não temos este costume, mas se ingeríssemos carnes, ovos, frangos ou peixes no café da manhã, nosso dia começaria muito bem com o controle da vontade de comer.

Este benefício vai muito além de perder peso, apenas. Diminuindo a vontade de comer, passamos a querer menos doces e alimentos com calorias vazias, como salgadinho. Consequentemente, os riscos de desenvolver hipertensão e diabetes caem drasticamente.

Benefícios da dieta hiperproteica para perda de peso

Manutenção e aumento de massa muscular

Perder peso proveniente de músculo é extremamente ruim para a saúde do indivíduo, pois cada dia ficará mais flácido. Portanto, a dieta tem que visar diminuir o máximo possível de gordura corporal mantendo a massa muscular.

Estes tecidos que nos dão força, velocidade, explosão e agilidade, são compostos de proteínas, portanto se você alimentar as células com todos os aminoácidos que necessitamos diariamente, eles sempre aumentarão, caso pratique exercício, ou se manterão estável, caso seja sedentário.

O ideal é que a fonte proteica venha de diversos lugares, pois cada um deles tem boa quantidade de determinado aminoácido que outro não tem. A única combinação de aminoácidos que é praticamente impossível de conseguir da dieta é a creatina. Ela foi banida no Brasil, mas logo voltou, pois estudos mostraram que ela faz bem para a saúde. Apesar de certa desconfiança, não há dúvidas quanto aos benefícios para o organismo. Ficou provada que aumenta até a capacidade de raciocinar mais rapidamente! No nosso caso, ela consegue ajudar a manter a massa muscular, por esta razão é tão utilizada por praticantes de atividades físicas.

Antes de seguir qualquer protocolo de dieta e afins, converse com o seu nutricionista. Ele fará exames com você e verá a melhor forma de te ajudar a atingir os seus objetivos. Nosso artigo quis informar e, de modo algum, substituir um médico.

Boa sorte!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: