Topo

Babosa: Conheça os principais benefícios e saiba como usar

Planta se tornou a queridinha dos produtos de higiene e bem-estar.
Publicidade
Comente

Dificilmente, ao passear pelos corredores de uma farmácia ou do setor de higiene e bem-estar de um supermercado não vamos nos deparar com pelo menos um produto que tenha na sua composição a babosa, que também é conhecida como Aloe Vera. De fato, este produto acabou se tornando muito presente não apenas pelo aroma que é bem característico e considerado como muito agradável pelas pessoas de um modo geral, mas também pela grande lista de benefícios que a planta oferece. 

Muitas pessoas não sabem, mas a babosa nada mais é do que o nome popular da planta Aloe Vera, mas que também conta com outros nomes, dependendo da região do Brasil, tais como Aloé Vera, Caraguatá, Erva babosa, Babosa de botica ou Babosa de jardim. O nome popular acabou se dando justamente por uma das suas principais características, a baba gelatinosa que pode ser encontrada no seu interior, em abundância. 

De acordo com os especialistas, existem mais de 200 espécies de Aloe que podem ser encontradas pelo mundo, sendo que a grande maioria delas contam com essa abundância gelatinosa no seu interior. Mas originalmente essa é uma planta do norte da África, que posteriormente acabou se espalhando pelo mundo, especialmente diante da facilidade com que ela costuma se adapta aos diferentes tipos de solos. 

Babosa: Conheça os principais benefícios e saiba como usar

Principais benefícios da Babosa

Publicidade

Mas o que fez com que ela se tornasse a grande queridinha da indústria farmacêutica e do bem-estar é a grande lista de benefícios que a ciência acabou comprovando, com o passar dos anos, da babosa na vida das pessoas, sendo que boa parte delas está relacionada as questões estéticas. 

Essa é uma planta que oferece uma grande quantidade de propriedades regeneradoras, funcionando basicamente como um antioxidante natural. Entre eles ação anti-histamínica, anti-inflamatória e antioxidante. Ela pode também estimular a síntese de colágeno e é um vasoconstritor. Pesquisas mais recentes afirmam também que o gel da babosa pode ser utilizado para ajudar no tratamento de problemas de saúde como a psoríase e também a herpes simples. 

A babosa oferece uma ação hidratante considerada como das melhores encontradas no mundo natural. A seiva da planta, que pode ser encontrada na parte interna, conta com um poder acelerador e regenerativo das células da pele, fazendo com que elas consigam ficar rejuvenescida. 

Publicidade

Outra ação muito interessante da babosa e que geralmente acaba sendo aproveitada nos produtos cosméticos que incluem ela na sua fórmula é a cicatrizante. O ingrediente ativo da babosa é a aloe vera, que tem reconhecidamente uma ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante. E este tipo de benefício não serve apenas para as pessoas que precisam cicatrizar um ferimento, por exemplo. Problemas de pele também costumam ser resolvidos com produtos que oferecem este tipo de benefício. 

De uma forma geral, diversos benefícios acabaram sendo encontrados na relação entre a babosa e os cabelos, sendo por isso que este produto, durante muito tempo, era encontrado em muita abundância em produtos como shampoos e condicionadores. E isso acaba se dando justamente pelo grande poder hidratante, já que os fios de cabelo costumam ser aqueles que mais sofrem com o ressecamento com o passar dos dias. 

Veja também:

Em relação ao benefício que a babosa pode oferecer para quem sofre com herpes, há referências científicas de que o gel da babosa é antiviral contra herpes simples e varicela zoster. Contudo, não é orientado aplicar a planta caso tenha a doença, isto porque se a babosa for aplicada diretamente na pele pode causar irritação, piorando a lesão, e sua casca pode ser nociva para a saúde. 

Como usar a babosa

A babosa pode ser considerada como uma planta relativamente comum no Brasil, que pode ser encontrada em praticamente todas as regiões e que acaba se dando muito bem na grande maioria dos solos e também dos climas. Mesmo assim, utilizar a planta in natura para se aproveitar dos seus benefícios nem sempre pode ser algo simples de se conseguir. 

Na grande maioria dos casos, a babosa realmente precisa passar por todo um processamento antes que ela realmente se torne um produto que possa ser utilizado no dia a dia das pessoas. Geralmente a planta precisa acabar indo parar em preparos que tornem ela mais absorvível pela pele humana, como cremes, loções, pomadas, sabonetes, shampoos, etc. 

No Brasil, produtos à base de Aloe vera de uso tópico estão autorizados como fitoterápico para cicatrização. No entanto, não há registro de medicamento a base de Aloe vera para uso oral. Em outros países, a aloe vera tem sido empregada como suplemento indicado e vendido para tratamento de obesidade. Pela Legislação Brasileira, somente cosméticos e medicamentos fitoterápicos podem ser fabricados industrialmente com esta planta.

Existem também algumas receitas que se utilizam da babosa no preparo de determinados itens alimentícios, como sucos e isotônicos. Mas essas acabam sendo encontradas mais facilmente em outros países, inclusive não tendo sua produção autorizada no Brasil. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: