Topo

Rainha Elizabeth II: Conheça algumas curiosidades sobre a coroa sobre o caixão

Coroa é o símbolo da realeza, mas foi utilizada muito pouco de fato pela monarca ao longo dos seus 70 anos de reinado.
Comente

A morte da rainha Elizabeth II segue repercutindo no mundo inteiro. Afinal de contas, estamos falando da pessoa que se tornou a monarca mais longeva de um dos reinos mais importantes e influentes do planeta. Além disso, a rainha conseguiu se tornar muito mais do que uma monarca em um mundo conectado, se tornando também uma das pessoas mais conhecidas do planeta e representante de uma das marcas mais valiosas do mundo. 

A cerimonia de despedida da rainha foi realizada por diversos dias consecutivos, seguindo um rígido protocolo que permitiu com que os populares também prestassem as suas últimas homenagens, com a possibilidade de passar perto do caixão. Mas pessoas do mundo acompanharam de perto tudo o que aconteceu, uma vez que boa parte dessa cerimonia foi transmitida em imagens pela televisão e pela internet. 

Um dos elementos que mais chamaram a atenção das pessoas, que geralmente não estão acostumadas a acompanhar tão de perto as rotinas reais, é a coroa real que aparece boa parte do tempo em cima do caixão fechado. O que muitas pessoas não sabem é que este é um dos itens mais preciosos da monarquia e que também conta com uma história cheia de acontecimentos importantes. 

Publicidade

Este item tem um nome composto que combina com todo o símbolo que ela carrega: Coroa Imperial do Estado, mas que acabou se tornando mais conhecido como as Joias da Coroa. O que realmente chama a atenção é o fato de que a coroa nada mais é do que uma estrutura que permite com que sejam mantidas juntas milhares de predas preciosas que foram reunidas ao longo do século por reis e rainhas britânicos. Portanto, a peça também acaba se tornando uma importante peça da história da monarquia do Reino Unido. 

Para se ter uma ideia de como essa coroa é valorizada, de acordo com as informações oficiais divulgadas pela monarquia, atualmente a coroa conta com quase 3 mil pedras, sendo 2.868 diamantes, 273 pérolas, 17 safiras, 11 esmeraldas e cinco rubis. Muitas pessoas afirmam inclusive que pode ser muito difícil olhar para elas, em virtude da luz que emana dessa coroa. 

Rainha Elizabeth II: Conheça algumas curiosidades sobre a coroa sobre o caixão

Confira algumas outras curiosidades interessantes sobre a coroa da rainha:

Idade da coroa

A atual coroa que é utilizada pelo monarca do Reino Unido e que pertenceu durante 70 anos a rainha Elizabeth II é um pouco mais antiga do que isso. De acordo com a história oficial que é registrada pela monarquia, ela possui 177 anos de idade. Originalmente a coroa foi feita para a coroação da Rainha Vitória, no ano de 1838. Os responsáveis pela criação da coroa foram os joalheiros reais da sua época, Rundell, Bridge & Co. 

Coroa pesada

Publicidade

Antes disso a coroa que era utilizada pelo monarca tinha um sério problema: ela pesava nada menos do que 5kg. Portanto, manter essa peça na cabeça era realmente uma tarefa para poucos, por isso ela praticamente nem era utilizada, apenas em situações muito específicas. Essa coroa pesada acabou sendo destruída durante a Revolução Puritana, que aconteceu ao longo do século 17. Neste período, o país foi governado por Oliver Cromwell e a monarquia inglesa acabou sendo interrompida temporariamente. 

Localização

Mesmo sendo um dos itens considerados mais valiosos do planeta, a coroa não fica em um local completamente isolado das pessoas. Muito pelo contrário, oficialmente ela deve ser mantida na Torre de Londres, um prédio que recebe visitas o ano todo e que conta também com diversos itens da realiza que são expostos em um local que funciona basicamente como um museu real. Mas, é claro, que este item conta com medidas de segurança avançadas para impedir que qualquer pessoa se aproxime. 

Grande diamante

Veja também:

Já falamos sobre a grande quantidade de pedras preciosas que podem ser encontradas na atual estrutura da coroa, mas o que muitas pessoas não sabem é que no meio de todos estes itens está nada menos do que o quarto maior diamante polido do mundo. Este diamante foi originalmente encontrado na África no ano de 1905, pesando 3.601 quilates. Depois disso, a pedra acabou sendo cortada em pedaços menores, de 317,4 quilates, quando um dos pedaços acabou indo parar na coroa imperial britânica. 

Coroa mais leve

A coroa atual acaba não chegando perto, em termos de peso, daquela coroa de 5 kg que foi considerada como sua antecessora. Atualmente, de acordo com os dados oficiais, a coroa pesa três libres, o que na conversão fica em 1,36 kg. Mesmo assim, a Rainha  Elizabeth falava para as pessoas mais próximas que considerava a coroa muito pesada. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: