Topo

Atitudes que acabam com a prisão de ventre

Publicidade
Comente

Boa parte da população sofre de intestino preso, e mais da metade é constituída de mulheres e idosos. As mulheres geralmente ficam com o intestino preso por conta da gravidez, e os idosos por pequenos problemas de saúde. Este assunto, às vezes, se torna até motivo de piada em algumas rodinhas de amigos, mas a verdade é que esse “problema” pode tirar o “senso de humor” de muita gente. A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é uma das queixas mais frequentes na maioria dos consultórios médicos, chega a atingir 20% da população mundial. Existem diversas causas para o intestino não funcionar como deveria, mas a pouca ingestão de água e fibras é a principal. No caso da gravidez, o útero pressiona o reto e a porção inferior do cólon, o que atrapalha o todo o processo normal. Para dar fim ao problema, incorpore hábitos saudáveis à sua rotina e liberte-se da prisão de ventre de uma vez por todas.

Movimente-se: A prática de exercícios libera a adrenalina, neurotransmissor que estimula o funcionamento do intestino. Qualquer atividade física vale a pena, até mesmo uma simples caminhada na praça perto de casa. Mas não adianta nada suar a camisa apenas no final de semana. Você deve se mexer ao menos três vezes por semana.

– Acerte no cardápio: As fibras insolúveis agem como laxante natural. Por isso, elas precisam estar presentes na alimentação habitual. Segundo os nutricionistas, a recomendação diária é de 25 g. Onde encontrá-las? Principalmente nas verduras com talo, folhas verdes e cereais integrais, como aveia, centeio, trigo, farelo de trigo e gérmen de trigo. Por isso, sempre que possível acrescente à sua alimentação esses ingredientes e outros alimentos ricos em fibras, como a granola, o pão e o arroz integral. E invista nas seguintes frutas: ameixa, figo, pêssego, abacate, mamão, tamarindo, manga, laranja (com bagaço), abacaxi e jaca.

Publicidade

Tome água, muita água: Beba cerca de dois litros de água por dia. O líquido hidrata a fibra, que aumenta de tamanho e distende o intestino, estimulando sua contração e favorecendo o trânsito intestinal. Uma dica: tenha sempre à mão uma garrafinha de água. Isso a ajudará a ter noção da quantidade de líquido que está consumindo.

 Relaxe: Estresse e depressão também podem causar a prisão de ventre. É que o movimento intestinal está relacionado ao sistema nervoso e fatores psicológicos como tristeza e ansiedade podem afetar o funcionamento da região. Por isso, procure manter a calma e o bom humor e busque atividades relaxantes, como a ioga e meditação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: