Topo

8 erros que você comete todos os dias e que está prejudicando o seu cérebro

Confira alguns hábitos que muitas pessoas transformam em rotina e que não são nada saudáveis.
Publicidade
Comente

O funcionamento do cérebro está diretamente relacionado ao funcionamento do organismo da pessoa de uma forma geral. Ao mesmo tempo que a sua saúde também acaba interferindo diretamente na forma como o corpo consegue manter os seus hábitos e as suas rotinas do dia a dia. Mas o grande problema é que a comunidade médica e científica ainda sabe muito pouco sobre como, de fato, funciona o nosso cérebro. 

Mas a comunidade científica também já dedicou muito do seu esforço para conseguir entender justamente como o nosso cérebro e a mente funcionam de uma forma geral. E diversos estudos já conseguiram identificar alguns hábitos que as pessoas acabam mantendo no seu dia a dia e que realmente podem acabar prejudicando o funcionamento do cérebro de uma forma geral. 

Confira alguns deles:

Ficar no escuro durante muito tempo

Esta acaba se tornando cada vez mais uma rotina que as pessoas que possuem uma determinada profissão desenvolvem, especialmente aquelas que trabalham o tempo todo diante de uma tela do computador. Essas pessoas acreditam, de forma errônea, que a luz da tela é suficiente. O problema é que a falta da luz, tanto a natural quanto a artificial mas emitida por lâmpadas que deixam o ambiente bem claro, pode acabar fazendo com que o cérebro se movimente com mais lerdeza. E isso pode fazer até mesmo com que as pessoas entrem em um estado de depressão. 

Não dormir as horas recomendadas

8 erros que você comete todos os dias e que está prejudicando o seu cérebro

Publicidade

Todo mundo sabe que existe uma determinada quantidade de horas que pode ser considerada como saudável de sono, que fica entre 7 e 8 horas. Mas muitas pessoas, especialmente nos dias de hoje, deixam essa informação de lado, achando que dormir é uma “perda de tempo”. Mas a falta de sono vai causando uma sobrecarga no cérebro que pode ser sentida não apenas nas rotinas do dia a dia, mas também pode desencadear doenças mais sérias, como a demência. 

Comer demais

Quando as pessoas comem demais ao longo do dia, até mesmo tipos considerados saudáveis de alimentos, elas podem acabar prejudicando o funcionamento do cérebro. Diversas pesquisas comprovam que isso faz com que o cérebro deixe de construir uma rede de conexões forte. E isso faz com que as pessoas percam a oportunidade de pensar e lembrar. 

Ficar muito tempo sozinho

A solidão pode ser considerada como um problema. De fato, o ser humano moderno não foi feito para ficar sozinho, uma vez que ele foi criado como um ser social. E atualmente existe a sensação de que os amigos virtuais, que as pessoas fazem ou mantém contato pela internet, podem acabar substituindo o contato social presencial. Mas diversas pesquisas já comprovaram que isso não é verdade e que as pessoas que ficam muito tempo sozinhas tendem a ser menos felizes e produtivas. 

Fumar 

Publicidade

Já passamos por uma determinada época não tão distante da sociedade humana que o comportamento de fumar não era considerado como algo comum, mas também fundamental para fazer com que as pessoas se inserissem em um determinado grupo ou até mesmo em uma determinada situação social. Mas, nos dias de hoje, o fumo simplesmente não faz mais sentido. Além de todos os problemas de saúde comprovados causados pelo cigarro, o hábito ainda prejudica o cérebro. Pesquisas comprovam que as pessoas que fumam acabam tendo duas vezes mais chances de desenvolver problemas como a demência e até mesmo o Alzheimer. 

Comer muita “porcaria”

Entrando em mais detalhes sobre o tópico anterior relacionado ao excesso de alimentação, existe uma classe de alimentos que acaba sendo considerado ainda mais problemático em relação aos problemas causados no cérebro. Comidas chamadas de junk food, que geralmente são ultraprocessados, são diretamente relacionadas a problemas de aprendizado, memória e também saúde mental. Dentre os alimentos que acabam entrando nessa categoria estão  hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes.

Se movimentar pouco

Veja também:

O movimento está diretamente relacionado com as atividades físicas que as pessoas fazem no dia a dia e também com a queima de calorias. Além de ajudar a manter o corpo saudável, se movimentar também acaba se tornando muito importante para o cérebro. Pesquisas mostram que as pessoas que não praticam atividades físicas regulares acabam exigindo uma tendência maior a desenvolver problemas como a demência. Além disso, a falta de exercícios também está diretamente relacionada a problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas e pressão alta, todas ligadas ao Alzheimer. 

Escutar música muito alta nos fones de ouvido

Escutar música com o volume muito alto nos fones de ouvido podem acabar fazendo com que a pessoa perca muita da sua capacidade de audição, Além disso, pesquisas comprovam que a perda auditiva em adultos mais velhos está diretamente relacionada a problemas cerebrais, como Alzheimer e perda de tecido cerebral. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: