Topo

6 possíveis causas para coceiras na região genital feminina

Dicas e listas sobre saúde, bem estar e alimentação saudável, você confere aqui, no Click Grátis! 6 possíveis causas para coceiras na região genital feminina
Publicidade
Comente

A coceira vaginal é um problema muito comum e que causa incômodo nas mulheres. E não é só o caso de uma simples coceirinha que ocorre uma vez ou outra em momentos oportunos, estamos falando de uma coceira constante que causa incômodo e até constrangimentos.

E pois bem, o fato é que a vagina é um ambiente propicio para esse tipo de problema, pois se trata de uma região quente, escura e úmida. Apesar de comum, porém, isso não quer dizer que a mulher possa ficar despreocupada com o problema.

Em vez disso, é preciso procurar um médico para identificar a causa e saber como proceder para se ver livre do incômodo. A caráter de informação, a seguir você confere algumas das possíveis causas.

Motivos mais comuns para coceiras vaginais

Motivos mais comuns para coceiras vaginais

Infecções

Publicidade

A cândida é uma bactéria comum presente na vagina, porém, quando a vagina não está com a acidez em um nível normal ou ocorre algum desequilíbrio hormonal, a cândida pode se multiplicar e causar vários problemas.

Quando a mulher está coceiras e nota que também um corrimento que lembra queijo cottage, a dica é procurar um ginecologista para que ele indique o melhor tratamento para o problema.

Sensibilidade na pele

Publicidade

A região íntima possui a pele muito sensível, por isso é importante que se tenha muito cuidado com o tipo de produto e depilação que faz, já que muitas vezes a irritação e coceira podem ser externas devido a um pelo encravado ou algum tipo de produto muito perfumado que possa ter alterado a condição da região.

Por ser uma região extremamente delicada, a pele pode reagir a aromas e perfumes de todos os tipos de produtos, inclusive o papel higiênico perfumado, o que pode causar coceira. Ao perceber que está com um pelo encravado, a dica é fazer compressa morna para que o folículo abra.

E se o caso for a sensibilidade, a dica é parar de usar produtos perfumados e prestar atenção para ver se a coceira desaparece. Ao persistir o problema, o médico precisa ser consultado.

Leia também:

Vaginose bacteriana

Produtos perfumados podem causar não só irritação e coceira, mas também infecções, uma vez que podem eliminar as bactérias boas presentes na região. Isso faz com que as bactérias ruins se alastrem, causando coceira e um odor ruim.

Ao perceber que a vagina apresenta um odor fora do normal, a dica é procurar o ginecologista para que ele possa identificar a causa e indicar um tratamento adequado.

Condições da pele

Eczema, psoríase, entre outros problemas da pele, pode afetar também a sua vulva. Se notar que sua região íntima ou próximo a ela está apresentando manchas vermelhas ou escamosa, procure um ginecologista, principalmente se estiver com inflamação na pele em outra região de seu corpo.

Estresse

Quando a pessoa está sob forte estresse, todo o seu corpo sofre e isso inclui a região íntima. O estresse desequilibra todos os hormônios, o que pode gerar um coceira vaginal. Tanto o estresse bom quanto o mal pode alterar o equilíbrio hormonal, por isso, realizar técnicas antiestresse pode ajudar a colocar as coisas no lugar certo, trazendo a normalidade ao corpo.

Se isso não resolver, a dica é procurar o ginecologista para que ele possa identificar a verdadeira causa do problema e indicar o tratamento adequado.

DSTs

Todas as pessoas sexualmente ativas não podem excluir de suas vidas a possibilidade de contrair uma DST. E doenças sexualmente transmissíveis como herpes genital, gonorreia, entre outras, possuem pruridos como sintoma.

Nesse momento também não há motivo para pânico, e nem é preciso sair acusando o parceiro. Antes de qualquer coisa é importante fazer uma consulta com o ginecologista para detectar qual o tipo de DST e saber quais sais a possíveis formas de contágio.

Se detectar qualquer outro tipo de sintoma como coloração estanha no corrimento ou dor ao urinar, é preciso marcar imediatamente uma consulta.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: