Topo

1º caso de ebola no Brasil pode ser confirmado pelo Instituto Evandro Chagas

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! 1º caso de ebola no Brasil pode ser confirmado pelo Instituto Evandro Chagas...
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Buscando precaver-se contra o primeiro caso de Ebola no Brasil, o governo (por meio do Ministério da Saúde) tem buscado alternativas para acelerar o processo de detecção do vírus, na atualidade, porém, o procedimento para confirmar se um paciente de fato possui a doença pode levar dias.

1º caso de ebola no Brasil pode ser confirmado pelo Instituto Evandro Chagas

1º caso de ebola no Brasil pode ser confirmado pelo Instituto Evandro Chagas

A Ebola é uma doença causada pelo vírus homônimo e que na maioria dos casos pode até mesmo levar seu hospedeiro à morte, já que apesar de alguns medicamentos e vacinas estarem sendo testados, até o momento não existe um antídoto definitivo para o vírus. Os sintomas da doença incluem diarreia, vômito, febre e hemorragia.

Publicidade

Apesar de já existir um procedimento padrão para que se possa confirmar um eventual 1º caso de ebola no Brasil, o processo, conforme já mencionado, tende a demorar dias.

Isso acontece porque em tese as amostras dos casos confirmados [a confirmação pode ocorrer em até 48 horas] por procedimento padrão deverão ser enviadas para o CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças, que fica em Atlanta nos Estados Unidos, onde o vírus será identificado. Até que saia o resultado dos testes, o paciente fica na ala de isolamento recebendo tratamento apara os sintomas apresentados.

No Brasil, o Instituto Evandro Chagas que está localizado no Pará, ficará responsável pela analises dos casos suspeitos do vírus no caso de haver uma demanda muito grande, a Fundação Oswaldo Cruz, que fica no Rio de Janeiro também poderá coletar amostras para analises.

Sobre o exame

Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, a analise para confirmação do vírus do ebola já é realizado no Brasil desde que foi decretado estado de emergência. Além de realizar o teste tradicional que é o PCR, o Instituto Evandro Chagas também pode realizar o teste PCR que é mais rápido, podendo ainda monitorar a carga viral de cada paciente para saber se ela está aumentando ou diminuindo.

Segundo notícias recentes, o IEC [Instituto Evandro Chagas] afirma ser capaz de analisar 50 amostras do vírus da dengue diariamente, e que se for preciso irá analisar um número maior de amostra de ebola. Vale ressaltar que o laboratório do IEC já é referência no país em detecção de doenças como febre amarela, dengue e febres hemorrágicas.

Tratamento para Ebola

Ainda não existe cura para o Ebola, todavia, existe tratamento para os sintomas causados pelo vírus, pelo que, quanto antes a pessoa contagiada procurar ajuda médica, maiores serão suas chances de sobreviver. O uso de uma nova droga que está sendo testada com sucesso nos Estados Unidos também pode ser recomendável ao tratamento no início da doença.

O Brasil já conta com 31 hospitais credenciados nos 26 estados e no Distrito Federal para realizar o tratamento adequado contra o vírus ebola, entretanto, em alguns desses hospitais os profissionais da saúde ainda estão em fase final do treinamento para lidar com esse tipo de doença.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: