Topo

Os tipos de banana e as principais diferenças entre eles

Comente

A banana é uma fruta bem conhecida, podendo ser consumida in natura ou como importante ingrediente no preparo de receitas como bolos e doces, podendo até ser combinada com arroz e feijão. Trata-se de uma fruta extremamente rica em proteínas, potássio, ferro, carboidratos, magnésio, vitamina B6, vitamina C, vitamina A e fibras.

O detalhe, porém, é que muitas pessoas ficam confusas com o melhor tipo de banana para comprar, uma vez que existem diferentes tipos de bananas no mercado. Mas isso é algo que pode ser assimilado sem qualquer tipo de problema, por isso, se você não conhece bem cada um dos tipos de banana, é hora de aprender as diferenças que podem ajudar a identificá-los. Confira!

Os tipos de banana e diferenças de cada uma

Banana nanica

Os tipos de banana e as principais diferenças entre eles

A banana nanica é rica em potássio e possui cerca de 86 gramas e 79 Kcal por unidade. Uma das razões pelas quais muitas pessoas a confunde é que, diferente do que sugere seu nome, ela não é a menor banana que existe, tendo recebido esse nome por nascer de uma árvore pequena.

Veja também:

O potássio está diretamente ligado ao equilíbrio hidroeletrolítico, sendo assim ela pode ser uma boa opção para pessoas que usam diuréticos que podem causar a perda desse mineral na urina, ou para pessoas que praticam atividade física e perdem esse mineral pelo suor.

Banana-Prata

Tipos de banana Banana-Prata

A banana-prata possui cerca de 70 gramas e 68,6 Kcal por unidade, com ela se pode preparar doces, já que sua polpa é extremamente consistente, podendo também ser consumida in natura ou em vitaminais. Essa banana é a mais dourada entre todas as opções, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecida.

Ela é rica em vitamina C, potássio, carboidratos e fibras. Sendo uma ótima opção de lanche ou complemento de refeição, especialmente por se tratar de uma fonte de energia importante e de fácil absorção.

Banana-Ouro

Tipos de banana ouro

A Banana-Ouro é ótima para ser consumida in natura, sendo ainda a menor das espécies produzidas no Brasil. Ela possui cerca de 10 centímetros, sendo que cada unidade possui cerca de 40 gramas e 44,8 Kcal. Ela é uma ótima opção para se consumir in natura, pois sua polpa é doce e perfumada. A Banana-Ouro é fonte de magnésio, sendo um mineral relacionado com a boa saúde óssea e também arterial.

Banana-da-Terra

Tipos de banana terra

A Banana-da-Terra possui cerca de 150 g e 192 Kcal por unidade, sendo a maior espécie do país. Esse tipo de banana pode chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo. Dentre as bananas é a que possui o maior teor de carboidrato e também valor calórico.

A banana também contém tiamina, ou vitamina B1, sendo dois benefícios energéticos, capaz de fornecer energia, sendo também uma das vitaminas envolvidas nas reações do ciclo de produção de energia no corpo.

E então, você tem outras dicas capazes de ajudar na identificação e escolha dos tipos de banana? Fique à vontade para deixar as sugestões no espaço destinado aos comentários aqui no site. Sua opinião é bem-vinda e importante.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: