Topo

5 casos inusitados de animais que foram acusados de espionagem

Comente

Alguns países estão sempre atentos a qualquer tipo de risco de espionagem em seu território, isso talvez explique porque ao longo da História já ocorreu de em diversas vezes algumas espécies de animais acabarem sendo presas com a acusação de espionagem, por mais inusitado que isso possa parecer.

Se para alguns isso pode parecer bizarro, a verdade é que muitos países treinam animais para essa finalidade. Conheça a seguir alguns animais que foram presos sob acusação de espionagem.

Histórias de animais acusados de espionagem

Tubarões

Animais acusados de espionagem tubarões

Em 2010, no resort Sharm el-Sheikh, localizado às margens do Mar Vermelho, no Egito, aconteceram diversos ataques de tubarões a turistas, o que acabou deixando todos em alerta. Esse acontecimento deixou as autoridades egípcias suspeitando que os animais haviam sido treinados pelo Mossad, o serviço de inteligência israelense.

Veja também:

Segundo rumores, os animais teriam sido levados para o local com o propósito de espantar os turistas. Os israelenses negaram as acusações, alegando que também tinham resorts no Mar Vermelho, o que significa que eles também poderiam sair prejudicados pela presença dos animais.

Falcão

Animais acusados de espionagem falcões

Há mais ou menos quatro anos, um falcão portando uma pequena câmera foi encontrado morto na fronteira entre a Índia e o Paquistão. Os indianos foram os primeiros a encontrar o animal, e logo acreditaram que o pássaro havia sido enviado pelos paquistaneses para espionar as tropas do Exército Indiano, que realizavam treinamentos na área. Após as investigações, os indianos descobriram que a câmera era simples demais, logo, não devia ser do serviço de inteligência.

Abutre

Animais acusados de espionagem abutre

No início de 2016, um abutre foi capturado por camponeses enquanto sobrevoava um vilarejo no Líbano. O animal possuía cerca de 2 metros de envergadura, e logo surgiu a suspeita de que poderia estar com um dispositivo de rastreamento na cauda, pelo que foi acusado de espionagem.

Eles acreditavam que a ave havia sido treinada pelos israelenses para que pudesse espionar o território libanês. Mas na verdade o animal fazia parte de um esforço liderado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, em parceria com instituições de outros países para reintroduzir as aves de rapina no Oriente Médio. Por sorte, o mal entendido foi desfeito e o animal foi devolvido com segurança.

Golfinho

Animais acusados de espionagem golfinhos

Em meados de 2015, o Hamas, grupo fundamentalista palestino, acreditou ter capturado um golfinho espião treinado pelos israelenses na região costeira de Gaza. De acordo com os militantes, o animal havia sido equipado com câmeras e outros dispositivos de espionagem, mas Israel não respondeu as acusações.

Apesar de toda essa história parecer maluquice, acredita-se que a Marinha dos EUA possui um programa focado em treinar esses animais, mas não com más intenções. Em teoria eles são treinados para identificar possíveis ameaças sob o mar e para localizar minas.

Esquilos

5 casos inusitados de animais que foram acusados de espionagem

Em 2007, surgiu notícia de que os iranianos declararam que o serviço de inteligência do país teria destruído uma célula espiã composta por 14 esquilos. Os roedores teriam sido flagrados próximo à fronteira do Irã e estariam equipados com aparelhos de escuta. Todos espiões foram levados sob custódia pela polícia e não se sabe o que aconteceu com os prisioneiros desse caso.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: