Topo

Músicas que são baseadas em livros e você provavelmente não sabia

Agenda de shows e notícias sobre o mundo da música, você confere sempre aqui, no Click Grátis! Músicas que são baseadas em livros e você provavelmente não sabia
Publicidade
Comente

Você já parou pra pensar de onde vem a inspiração de seu artista favorito na hora de compor as músicas? Pois saiba que, enqunto alguns cantores famosos se inspiram em pessoas reais, existem outros que em vez disso, buscam influência em obras literárias.

Isso significa que, diferente do que muitos pensam, as histórias dos livros não servem pra inspirar somente filmes e séries. É bem provável que uma música da qual você gosta, tenha sido baseada em um livro que você nunca leu e provavelmente gostaria de ler. A seguir você confere uma lista de exemplos. Confira!

Músicas que foram inspiradas em livros

“Clocks” de Coldplay

https://youtu.be/d020hcWA_Wg

Publicidade

A canção“Clocks”, do segundo álbum de Colddplay, “Rush of Blood to the Head”, foi uma composição de todos os membros da banda. Só que na letra, a frase “Shoot an apple off my head”, é uma alusão à obra do Willian Tell, do alemão Friedrich Schiller.

“Don’t Stand só Close To Me” de The Police

https://youtu.be/KNIZofPB8ZM

Não é de se admirar que Sting tenha se inspirado em “Lolita”, de Vladimir Nabokov, para compor a canção “Don’t Stand So Close To Me”. Para quem não se lembra, antes de ser músico Sting era professor.

“1984” de David Bowie

Publicidade

https://youtu.be/KByxC7B9WH0

David Bowie, usou o romance do autor inglês George Orwell para compor uma canção do disco “Diamond Dogs”, lançado em 1974. Quando você para pra prestar atenção na letra da canção, percebe que está tudo relacionado a ser observado pelo sistema.

“Venus In Furs” de Velvet Underground

https://youtu.be/AwzaifhSw2c

A letra dessa canção teve o inspiração um romance escrito pelo autor austríaco Leopold von Sacher- Masoch, em 1870. O romance conta uma história sadomasoquista de um homem que desejava ser dominado e tratado como escravo por sua mulher.

Leia também:

“The Fool On The Hill” de The Beatles

https://youtu.be/EDtK7xUIDxk

O livro “The History of Tom Jones, a Foundling”, do inglês Henry Fielding, conhecido como “Tom Jones”, se tornou um romance muito importante para a literatura moderna. Os Beatles se inspiraram no livro para compor a canção “The Fool on the Hill”, do disco “Magical Mystery Tour”.

“Sympathy For The Devil” de The Rolling Stones

https://www.youtube.com/watch?v=ZRXGsPBUV5g

Há quem diga que Mick Jagger se inspirou em folk, de Bob Dylan, para compor a canção, mas outros dizem que, foi após o cantor visitar um centro de candomblé na Bahia, que a música surgiu. Apesar disso, uma tese mais coerente, por assim dizer, diz que a referência teria vindo do livro “O Mestre e Margarida”, do escritor Mikhail Bulgakov.

“All I Wanna Do” de Sheryl Crow

https://www.youtube.com/watch?v=00E_diwHy5A

A cantora norte-americana, Sheryl Crow foi um grande sucesso nos anos 90 com o hit “All I Wanna Do”, Parte do sucesso da música ela deve ao escritor Wyn Cooper e a seu produtor, que descobriu o poema “Fun”, do livro “The Country of Here Below”, que acabou lhe servindo de referência.

“To Tame A Land” de Iron Mainden

https://youtu.be/_y3o4okKXMU

A canção “To Tame a Land” foi baseada em “Duna”, livro de ficção científica de Frank Herbet, e essa não foi a única referência literária da banda. “The Trooper”, também do disco “Piece of Mind”, teria sido inspirada no livro “Charge of the Light Brigade”, do escritor Alfred Lord Tennyson.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: