Topo

Bandas brasileiras: conheça as 7 mais influentes da década de 90

Grupos conseguiram impactar até mesmo cenário internacional.
Publicidade
Comente

A década de 90, que por muitos é apontada como uma década pobre em termos de produção cultural quando comparamos com outras décadas do século, hoje em dia já consegue o seu devido reconhecimento. Afinal de contas, foi um momento importante de transição para acontecimentos que mudaram tudo, principalmente no mundo do entretenimento musical.

No Brasil, quando pensamos em música, diversas bandas importantes, dos mais variados segmentos, acabaram surgindo e se consolidando nestes anos. Mesmo com um domínio de gêneros mais populares como o pagode na televisão daquela época, o rock ganhava importantes exponenciais, como os Mamonas Assassinas, por exemplo.

Além disso, o mundo também passou a acompanhar mais de perto o que acontecia por aqui em termos musicais, não apenas focando em um único gênero, como o que aconteceu no auge da bossa-nova ou da MPB, mas também dando um pouco mais de atenção com o que estava acontecendo em outras frentes.

Publicidade

Confira algumas bandas brasileiras que são consideradas como das mais influentes durante os anos 90:

Angra

Bandas brasileiras: conheça as 7 mais influentes da década de 90

O grupo se tornou uma grande referencia no cenário do Heavy Metal brasileiro nos anos 90 e, por diversos momentos, era mais celebrado e reconhecido no cenário internacional do que internamente. Depois do lançamento dos seus primeiros discos, nos anos de 1993 e 1996, uma verdadeira onda de novas bandas seguindo os passos do Angra, com referência até mesmo em países como o Japão.

Skank

Mesmo que hoje em dia ainda exista um certo ranço de parte da opinião pública e da crítica com uma banda pop que está há tanto tempo no mercado e que mudou pouco ao longo dos anos, ao longo dos anos 90 eles se tornaram uma verdadeira referência. Os três primeiros discos dos mineiros constantemente aparecem nas listas dos melhores discos do Brasil feitos na década, misturando elementos de Ska, Reggae, Rock, MPB com uma série de ritmos latinos. Mas, com o passar do tempo, eles acabaram ficando mais pop do que qualquer outra coisa.

Chico Science & Nação Zumbi

Publicidade

Qualquer grupo artístico que seja considerado líder de um movimento deve ser respeitado, e foi exatamente o que aconteceu com Chico Science & Nação Zumbi, que deu origem e se tornou referência no que acabou sendo chamado de Manguebeat. Dentre os principais destaques em termos de produção estão os discos Afrociberdelia (1994) e Da Lama ao Caos (1996).

Sepultura

Afirmar que essa era uma banda que tinha influencia somente no mercado brasileiro é pouco, uma vez que a forma como eles criaram rock, mesmo bebendo de todas as principais fontes do segmento internacionais, ainda era considerado como original. Foi a partir do lançamento do disco Arise, no ano de 1991, que a banda conseguiu conquistar o respeito e também a administração do público do Metal nacional e também internacional. E o disco Roots, no ano de 1996, foi considerado como o guia para outras bandas que queriam seguir no gênero, criando um movimento realmente muito interessante.

Charlie Brown Jr.

Recentemente o Brasil lembrou os 10 anos da morte de Chorão, do Charlie Brown Jr e este é apenas um exemplo de como o cantor e a sua banda foram marcantes no cenário internacional, se tornando líder não apenas de um movimento artístico mas também de uma geração inteira. Mesmo bebendo muito forte do conceito de Skate Punk que surgia especialmente na Califórnia, o grupo misturava como ninguém elementos de outros gêneros, como Punk Rock, Heavy Metal, Rock, Reggae, dentre outros.

O Rappa

Mesmo que sempre tenha sido considerado como um grupo de Reggae em análises mais superficiais, a banda sempre deixou muito clara que  sua obra também bebia muito do Rock. Além disso, as canções da banda também quase sempre tinha uma letra que focada em temáticas sociais. E isso tornou o grupo uma mistura muito interessante de grupos e gêneros que até aquele momento não conversavam muito bem entre si. Destaques para o disco Rappa Mundi, lançado oficialmente no ano de 1996, e também o disco Lado B Lado A, que foi lançado já no final da década, em 1999.

Los Hermanos

Há quem ame, há quem odeie, mas é impossível negar o quanto essa banda realmente foi importante para um cenário musical e todo um gênero brasileiro. Eles conseguiram resgatar muito de MPB em um momento no qual parecia que os jovens estavam perdendo o gosto pelo estilo. Felizmente, ou infelizmente, eles tiveram um hino avassalador, “Ana Júlia”, que fez com que o grupo alcançasse um sucesso impensável, mas que não representava muito bem o estilo que o grupo queria seguir.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: