Topo

Miojo: confira curiosidades e receitas diferentes com o macarrão instantâneo

Saiba como preparar o alimento com uma variedade maior de alimentos.
Publicidade
Comente

Quem nunca preparou um pacotinho de miojo para salvar uma refeição que atire a primeira pedra. O macarrão instantâneo é considerado como uma das comidas mais famosas do mundo, disponível em diferentes formas e também marcas. No Brasil, o miojo tradicional, aquele que chega acompanhado com um pacote de temperinho seco, é o mais popular. Mas, no Japão, por exemplo, existe uma infinidade de diferentes tipos de temperos.

Miojo: confira curiosidades e receitas diferentes com o macarrão instantâneo

Mesmo que nos últimos anos tenha sido criado uma grande campanha contra esta opção de alimento, especialmente em relação a sua grande quantidade de determinados ingredientes e elementos que nem sempre são considerados saudáveis, ele ainda está presente no dia a dia de milhões de pessoas.

A origem do miojo

O surgimento do macarrão instantâneo se deu logo depois da Segunda Guerra Mundial. O Japão, que saiu como um dos perdedores da guerra e que enfrentou muitas dificuldades em relação ao plantio de alimentos, viu rapidamente se espalhar entre a sua população a fome. Neste cenário, Momofuku Ando, criou um tipo de macarrão que era frito anteriormente e podia ser preparado rapidamente.

Publicidade

Para conseguir criar este alimento, Momofuku criou na sua própria casa uma cozinha para fazer os mais variados testes. Ao longo do processo, foi criado um procedimento que permitia com que o macarrão fosse cozido, seco e frito. Dessa forma, o processo de cozimento era praticamente paralisado. Com a utilização de sal e outros conservantes, o macarrão ganhava durabilidade e, desta forma, poderia ser embalado e rapidamente estar pronto para consumo.

Mesmo que tenha sido um alimento criado justamente como parte das iniciativas de combate a fome no Japão, no começo, quando a sua produção era ainda mais caseira, o  valor não era nem um pouco atrativo. De acordo com as notícias que foram registradas na época, o macarrão custava 6 vezes mais caro do que o macarrão tradicional.

Aliás, diante de todas as importantes contribuições que o Japão deu para o mundo inteiro, parece que é do miojo que eles mais se orgulham. De acordo com uma pesquisa que foi feita no ano 2000 pelo Instituto de Pesquisas Fuji, o miojo seria a invenção japonesa da qual os moradores daquele país mais possuem orgulho.

Por que o miojo faz mal?

Publicidade

Infelizmente este é um alimento que realmente deve ser consumido com moderação, especialmente pelas pessoas que já tenham algum problema de saúde em relação a pressão alta ou ao sistema cardíaco de uma forma geral. E o motivo principal é a quantidade de sal que pode ser encontrada em um pacote de miojo.

Para que o macarrão realmente consiga se manter dentro de um prazo de validade a fórmula dele precisa levar uma grande quantidade de sal, justamente para que ele se mantenha pronto para o consumo mesmo que fique um tempo dentro do pacote. Além disso, ainda tem o sol que está presente no tempero e que também é em grandes quantidades.

Mesmo assim, dá pra comer o miojo de vez em quando, sem comprometer a saúde. Confira algumas receitas para quem deseja ter um miojo mais completo e diferente no dia a dia.

Salsicha e requeijão

Essa é uma receita muito interessante que reúne dois alimentos que ficam prontos muito rapidamente e costumam agradar bastante o paladar da maioria das pessoas, que é a salsicha e o miojo. Basta preparar o alimento conforme as instruções, depois acrescentar três salsichas picadas e uma colher de requeijão, para que ele fique com uma textura mais cremosa.

Molho branco simples e batata palha

Para melhorar o sabor do seu miojo, é possível fazer um molho branco simples, com um pouquinho de leite e manteiga numa panela, mexendo até engrossar no fogo baixo. Depois, coloque o macarrão instantâneo no molho e mexa um pouco, acrescentando uma colher de requeijão e babata palha para finalizar.

Atum e maionese

Já essa é uma receita que combina mais com aqueles miojo que tenha sabor de legumes. Neste caso, depois da massa cozida, basta acrescentar uma latinha de atum sólido e uma colher de maionese, de preferencia de ovos caipiras, misturando bem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: