Topo

6 dicas para evitar cair em golpes de empréstimos

Entenda como é possível identificar empréstimos que podem ser considerados como falsos.
Publicidade
Comente

O empréstimo é uma linha de crédito importante para qualquer pessoa e empresa. Basicamente é uma injeção de recursos no dia a dia que permite com que as pessoas consigam organizar suas contas, ou ainda para que uma determinada empresa consiga movimentar um fluxo de caixa, ou ainda fazer algum tipo de investimento.

6 dicas para evitar cair em golpes de empréstimos

No caso das pessoas física, os empréstimos quase sempre tomam como garantia o próprio nome e o histórico financeiro do cliente. Desta forma, a instituição financeira acaba tendo menos garantias palpáveis de que este pagamento vai acontecer de fato. E isso depende basicamente das avaliações que as instituições financeiras fazem.

Mas grande parte dos brasileiros que realmente precisam de um empréstimo acabam tendo dificuldades para conseguir ter acesso ao dinheiro justamente em virtude deste perfil. Quando as pessoas estão endividadas, por exemplo, e desejam ter um empréstimo para conseguir colocar a sua conta em dia, elas acabam tendo mais dificuldades para conseguir acessar as linhas de crédito.

E muitos bandidos e malfeitores acabam se aproveitando dessa necessidade para enviar falsas propostas de empréstimos. Na maioria dos casos, estes golpes acabam tendo como principal objetivo ou conseguir tirar alguma vantagem financeira, ou ainda roubar determinados dados sensíveis.
Confira algumas dicas para conseguir identificar possíveis ofertas de empréstimos falsos:

Pedido de depósito antecipado

Publicidade

Nenhuma instituição financeira séria, no momento em que os clientes solicitam uma linha de crédito ou empréstimo pessoal, exige que os clientes façam qualquer tipo de depósito ou pagamento antecipado. E isso acaba até sendo completamente ilógico, já que se as pessoas estão pedindo dinheiro, elas muito provavelmente não possuem dinheiro sobrando. Mas muitos bandidos acabam criando os mais variados motivos para justificar este pedido de pagamento antecipado, e sempre é um golpe.

Não possui informações concretas sobre a empresa

Mesmo que as pessoas recebam ofertas de empréstimos de empresas desconhecidas, o que pode acabar sendo um correspondente bancário, por exemplo, é muito importante conferir se a proposta oferece informações básicas e concretas que permitam a identificação da empresa, como número do CNPJ. Além disso, também é importante que as empresas tenham dados como números de telefone para contato e um endereço físico, mesmo que ela atenda somente de forma digital.

Não oferece conexão segura nos sites

No momento em que os clientes são levados para uma determinada página na internet, é preciso confirmar a forma como a conexão foi estabelecida. Os sites que são considerados seguros para qualquer operação, especialmente financeira ou que envolvem dados, precisam ter certificados digitais de segurança, como o SSL. Essa indicação acaba sendo feita a partir da indicação de um cadeado na barra de endereço.

Ofertas muito atrativas

Publicidade

Mesmo que as financeiras tenham total liberdade para montar suas ofertas, é muito importante ficar de olho no que acaba sendo cobrado em termos de média de custos financeiros para saber se aquela proposta pode ser considerada como atrativa demais. Geralmente essas ofertas são feitas de uma forma atrativa justamente para conseguir desviar a atenção das pessoas para os indícios de fraudes e fazer com que elas fechem o negócio de uma forma mais rápida.

Insistência para repasse de dados bancários

Também é importante prestar atenção na forma como essas propostas acabam sendo feitas e na postura de quem busca estes clientes de uma forma geral. Quando existe uma insistência muito forte para que as pessoas acabem repassando informações pessoais e dados bancários, pode ser um indício de fraude. Nem sempre esses golpes acabam visando apenas ter acesso a dados como a senha da conta bancária ou do cartão de crédito de uma forma geral, em determinados casos pode ser apenas a busca por dados bancários que vão ser vendidos ou disponibilizados para outras empresas.

Ofertas através de links

Na maioria dos casos, as propostas financeiras de empréstimo acabam sendo feitas através dos bancos e seus canais oficiais, como os aplicativos, ou ainda os sites com sistemas seguros de home banking. A partir do momento em que os clientes recebem ofertas que podem ser acessadas apenas através daqueles links, pode ser um indício de fraude, uma vez que as pessoas perdem um pouco do controle em relação ao destino final que está sendo apontado pelo link.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: