Topo

Saiba como incentivar as crianças a provarem novos alimentos

Confira algumas dicas para conseguir introduzir uma alimentação diferenciada para os pequenos.
Publicidade
Comente

Desenvolver uma alimentação balanceada e saudável nas crianças nem sempre é algo que pode ser considerado como simples no dia a dia. Muito do que as crianças consomem acaba sendo um reflexo diretamente do que os pais e os adultos, de uma forma geral, consomem no dia a dia. Além disso, também existe uma série de questões relacionada a forma como as crianças são criadas pelos responsáveis, que normalmente acabam enxergando na comida uma forma de recompensa ou de alívio de possíveis conflitos.

Saiba como incentivar as crianças a provarem novos alimentos

Começar a criar hábitos alimentares diferentes pode ser muito interessante com as crianças, uma vez que elas se mostram mais abertas a estas possibilidades. Mas também existem situações nas quais as crianças simplesmente se acostumam apenas com aqueles alimentos que possuem sabores mais simples de serem aceitos, como os doces ou as frituras.

Com o passar do tempo, caso os pais não trabalhem na oferta de novos alimentos, a tendência é de que as crianças passem a consumir apenas as mesmas coisas sempre. E isso pode tornar muito complicado para que elas consigam se alimentar com outras opções, que sejam um pouco mais saudáveis.

Publicidade

Confira algumas dicas para fazer com que as crianças experimentem e se acostumem com alimentos diferentes:

Desperte a curiosidade

A curiosidade é algo que faz parte do dia a dia das crianças de uma forma natural. E isso faz com que os pequenos também acabem entendo a alimentação como algo possível de ser descoberto. Explorar isso pode realmente ser algo interessante e que pode ajudar os adultos a introduzir novas opções de alimentos.

Criar formas de apresentar a comida diferenciadas e explorar o colorido que os alimentos mais saudáveis acabam tendo pode ser uma boa estratégia para conseguir despertar esse interesse.

Faça refeições mais lentas

Publicidade

O ideal é que as crianças tenham um momento de refeição mais tranquila, especialmente quando ela estiver já comendo sozinha. Mas é fundamental que as crianças comam no seu tempo, não apressando o momento da refeição. Mas também é importante que os pais analisem para saber se a criança está demorando mais tempo do que deve na hora da comida apenas para não consumir os alimentos que forem oferecidos. É preciso encontrar um meio termo.

Deixe o paladar se acostumar com o tempo

Os alimentos industrializados com grandes quantidades de gordura, sal e açúcar, são aqueles que o nosso paladar tem uma tendencia de aceitar e se acostumar mais rapidamente. Os outros alimentos demoram um pouco mais. Mas é importante que os pequenos tenham tempo para se acostumar com o sabor deles, até que estejam inseridos na sua rotina.

Não force as situações

Insistência não deve ser o mesmo que forçar a barra para que as crianças comam uma determinada quantidade ou tipo de alimento de uma hora para a outra. É muito importante que os pais aprendam que forçar a barra vai fazer com que a criança passe a associar o momento da refeição com broncas e estresse de uma forma geral. E isso pode acabar provocando alguns efeitos realmente danosos para os pequenos, que podem durar até mesmo quando eles já estiverem maiores.

Varie na forma que os alimentos são oferecidos

Também é muito importante que os pais ou responsáveis pelos pequenos acabem ajudando um pouco, criando diferentes possibilidades de oferecer o mesmo alimento. De acordo com algumas pesquisas que já foram feitas na área, é preciso experimentar o mesmo sabor entre 8 e 10 vezes para que se tenha certeza se gosta ou não dele. Mas os alimentos podem ser preparados de diferentes formas, aumentando a chance dos pequenos acabarem encontrando uma forma que seja mais aceitável para o seu paladar, mas sem apelar apenas para as frituras, que normalmente é o caminho mais aceito.

Cuidado com os lanches e petiscos

Muitas das dificuldades que os adultos podem encontrar no momento em que estão tentando introduzir outros alimentos na rotina das crianças está relacionado ao fato dos pequenos não terem fome. E isso deve ser visto realmente como um ponto de atenção. É fundamental evitar que as crianças fiquem beliscando durante as refeições, para que elas possam realmente se concentrar na refeição principal.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: