Programas para Edição de Som e Vídeo

Foram-se os tempos em que ouvir música era sinônimo de mídia física e aparelho reprodutor grande e complexo. Com o avanço da tecnologia, milhares de músicas e filmes podem ser armazenados e reproduzidos em dispositivos com poucos centímetros de tamanho, como os MP3 players, ou, diretamente no computador.

Agora, se você não abre mão de CDs e DVDs físicos, mas também quer ter a facilidade de armazená-los e reproduzi-los diretamente do seu computador, saiba que isso é possível. Por meio de programas específicos, você pode transferir o conteúdo das mídias físicas para o seu computador. Esses programas são conhecidos como "ripadores", termo variado do inglês "rip", que significa, em tradução livre, "dividir em partes". Os ripadores transformam o conteúdo dos CDs e DVDs em um tipo de arquivo que pode ser lido pelos reprodutores, ou players, do seu computador ou outro dispositivo. Também existem programas "conversores", que transformam um formato de arquivo em outro formato que possa ser reproduzido pelo tipo de player que você tem instalado em seu computador.

Os players geralmente possuem restrições, ou seja, somente reproduzem arquivos com determinados formatos. Porém, é possível, por meio do uso de codecs, utilizados para salvar e reproduzir os arquivos, permitir que o seu player seja capaz de reproduzir determinada extensão.

Aproveite os programas e curta suas músicas com muito mais facilidade e acessibilidade!