Ferramentas para Backup e Utilitários

Os computadores e a internet nos permitiram armazenar, compartilhar e reproduzir uma infinidade de arquivos, sejam eles fotos, filmes, documentos ou qualquer outro tipo de arquivo. Mas, para não cair em uma grande armadilha, a prevenção é a melhor saída.

Imagine se, por alguma razão, seu computador fosse afetado e todos os seus arquivos desaparecessem. O que seria possível fazer para recuperá-los? Sem muita paciência e uma quantidade razoável de dinheiro, provavelmente, nada. Porém, se você já tivesse uma cópia armazenada de todo o conteúdo, seria muito mais fácil, certo?

Pois saiba que existem muitas ferramentas de back-up, ou seja, ferramentas que auxiliam no armazenamento de uma cópia segura de seus arquivos. Você pode diminuir o tamanho dos seus arquivos por meio de um programa de compactação, como o ZIP e o WinRAR, depois, utilizando um programa de backup, você pode salvar todo o conteúdo em, por exemplo, um pen-drive ou HD externo, para acessá-los e copiá-los caso algum acidente com os arquivos originais aconteça.

Agora, se você não fez o back-up, o jeito é contar com uma ferramenta de recuperação de dados. Na internet, é possível encontrar centenas de opções de programas que recuperam arquivos deletados, procure aquele que se encaixa melhor no seu caso.

Não se esqueça: mesmo no caso do computador, prevenir é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis!