Topo

Como usar as redes sociais em prol da sua imagem profissional

... auxiliar no momento de preservar a imagem profissional no ambiente virtual... refletirem melhor em relação às melhores práticas no uso das redes sociais...
Publicidade
Comente

As redes sociais surgidas ao longo dos anos, a exemplo do próprio Facebook, que é a maior delas na atualidade, tornou-se o ambiente ideal para que as pessoas interagissem entre si, e transmitisse mensagens acerca dos mais diversos assuntos, inclusive a respeito de si próprio.

Esse novo ambiente tem gerado ao longo do tempo inúmeros benefícios no que diz respeito aos relacionamentos, mas inevitavelmente, tem causado também alguns malefícios, principalmente àqueles que não utilizam esse tipo de ferramenta tendo o bom senso como base.

Dentre os principais prejuízos ocasionados pelo uso desequilibrado, e em alguns casos até mesmo irresponsável das redes sociais, destaca-se a possibilidade de ter a imagem profissional manchada, algo que acaba por colocar em xeque toda uma carreira construída no ambiente empresarial.

Como as empresas tem olhado as redes sociais no processo de recrutamento

usar-redes-sociais-em-prol-imagem-profissional

Publicidade

O risco de prejudicar a imagem profissional existe devido ao fato de que é cada vez mais comum que empresas e executivos pautem suas contratações em função não somente das atribuições dos profissionais, mas também em função de seu comportamento e conduta, de modo que as redes sociais, tendem a ser os melhores lugares para que as organizações avaliem esses critérios.

Leia também:

Publicidade

Na sequência traremos inúmeras recomendações que podem auxiliar no momento de preservar a imagem profissional no ambiente virtual, e podem levar os profissionais a refletirem melhor em relação às melhores práticas no uso das redes sociais.

Veja mais sobre usar as redes sociais em prol da imagem profissional

Importância da imagem nas redes profissionais

Além das redes popularmente conhecidas como Facebook, Twitter, e o já “obsoleto” Orkut, existem hoje redes sociais orientadas exclusivamente a contatos profissionais, e assuntos mais relacionados ao ambiente corporativo, sendo o Linkedin a principal delas na atualidade.

Uma vez ingressado em uma rede social do gênero corporativo, é importante que o profissional zele pela sua imagem de maneira ainda superior ao zelo que possui em relação à imagem de seu perfil pessoal em outras redes, isso porque, nesse ambiente de rede profissional as pessoas não estão buscando criar vínculos pessoais em uma primeira instância, mas sim, encontrar profissionais competentes com os quais possa contar durante a execução de projetos, sejam eles atuais ou futuros.

Vale ressaltar que em qualquer ambiente naturalmente as relações interpessoais são importantes, entretanto, nesse caso específico, são parte do processo e não o objetivo como o que ocorre em redes mais populares.

Traremos agora uma serie de recomendações que podem ser úteis tanto em redes populares, quanto em redes sociais profissionais.

Recomendações para evitar prejuízos à imagem profissional em redes sociais

Evitar indiretas contra empresas e profissionais

Em um conceito ideal de participação em redes sociais, determina-se que o melhor é reproduzir fielmente no ambiente virtual aquilo que se preza no mundo físico, tornando assim a experiência online nada mais que uma extensão da forma que se vive.

Partindo desse princípio, a utilização de indiretas é tão prejudicial no ambiente virtual quanto no ambiente offline, pelo que, é extremamente importante que profissionais não se utilizem desse artifício em nenhum dos mundos, o mais aconselhável é, se há alguma queixa em relação a alguém ou à empresa, que seja dito então diretamente aos envolvidos, indiretas tendem apenas a tumultuar ainda mais a situação.

Não compartilhar assuntos sigilosos

Pode até parecer absurdo, mas o fato é que inúmeros “profissionais” encontram imensa dificuldade em manter sigilo a respeito de alguns assuntos que deveriam ser confidenciais. Deixar vazar informações sigilosas seja por decisão própria ou mesmo pelo hábito de compartilhar tudo em redes sociais, tende a ser algo prejudicial não só ao profissional, mas também à empresa que o contratou, podendo levar inclusive o colaborador a ser demitido ou destituído de seu cargo.

A recomendação é sempre manter cautela com o que posta em redes sociais, principalmente no que diz respeito à assuntos empresariais, no mundo virtual tudo vira notícia muito rápido e provavelmente empresa nenhuma se agradará em ter uma informação interna chegando ao conhecimento de concorrentes.

Evitar a displicência no compartilhamento de imagens e vídeos

Compartilhar e postar nas redes sociais tudo que vê pela frente pode trazer consequências gravíssimas ao profissional, fotos íntimas, vídeos que induzem à violência, imagens em que apareça embriagado, xingamentos e palavrões, são apenas alguns dos conteúdos que devem ser evitados no ambiente online, pois tudo fica registrado e nem sempre restrito da maneira que muitos gostariam.

Utilizar as redes sociais com um mínimo de bom senso sem dúvida evitará muitos prejuízos à imagem do profissional, assegurando assim uma melhor relação no trabalho e em possíveis entrevistas de emprego.

Evitar erros com a escrita

As redes sociais acabaram criando um conceito de que no mundo virtual tudo pode e essa liberdade (ou libertinagem) se estendeu até mesmo ao que diz respeito à língua portuguesa, criando o “internetês” que é uma espécie de linguagem irrestrita para comunicação online.

Apesar de muitos considerarem o ambiente virtual um lugar que desobriga o uso do bom Português, o fato é que a preservação desse quesito tende a ser considerada pelas empresas em uma análise a respeito do perfil do profissional, dentre outras coisas, a valorização da língua tende demonstrar que não se trata de uma pessoa centrada em modismos, mas que preza pela boa escrita.

Vale ressaltar que naturalmente a comunicação no ambiente social online é, e deve continuar sendo por natureza mais descontraída que no ambiente físico, entretanto, cuidados com regras gramaticais e ortográficas são indispensáveis para não ter a imagem prejudicada.

Cuidados com as opiniões críticas

As redes sociais estão repletas de pessoas expondo opiniões críticas sobre tudo e todos sem o menor pudor (e muitas vezes até mesmo sem escrúpulos), entretanto, o bom senso pede que seja levado em consideração alguns pontos na hora de emitir uma opinião crítica principalmente em redes sociais, sendo elas:

Primeiro: A pessoa ou situação a quem se dirige a crítica, está apta a recebê-la?

Caso a resposta seja negativa, é grande a possibilidade da crítica não produzir nenhum efeito positivo, podendo até mesmo gerar uma discussão que possivelmente não levará a lugar algum que não seja o rompimento de relações entre as partes envolvidas.

Segundo: A crítica tem fundamento?

Uma crítica infundada, ou baseada unicamente em achismos, não será capaz de produzir nada de bom em quem a recebe por mais que esta esteja apta a recebê-la, portanto, antes de emitir uma opinião crítica, é importante estar munido de argumentos concisos e coesos.

Terceiro: O por quê da crítica?

Antes de lançar a crítica é importante avaliar se o objetivo da mesma é proporcionar mudança, ou tão somente satisfazer uma necessidade de ostentação intelectual, caso a segunda opção seja a causa, vale considerar guardar pra si a tal opinião.

Seguir esses passos na hora de emitir uma opinião crítica tende a demonstrar que o profissional possui uma maturidade acima da média, e isso é algo bastante valorizado por empresas em todo o mundo.

Manter identidade própria

Aqui voltamos a ressaltar a importância de procurar reproduzir no ambiente social online o comportamento do ambiente offline, e para aqueles que pecam nos quesitos mencionados acima em suas relações físicas diárias, recomenda-se em primeira instância uma reavaliação comportamental, pois, um dos pontos mais importantes para a imagem profissional é não viver escondido por máscaras, ou seja, manter a mesma identidade online e offline.

Infelizmente é bastante comum se ver na internet pessoas que não são nem sombra daquilo que são pessoalmente, algo que a curto/médio prazo pode trazer prejuízos à vida profissional.

Outras recomendações para uma boa imagem profissional

Além de todos os pontos abordados nesse artigo, alguns outros podem ser também fundamentais para a construção de uma boa imagem nas redes sociais, dentre elas, destacam-se, delimitar assuntos pessoais e profissionais, compartilhar tão somente informações relevantes, compartilhar conhecimento e entretenimento saudável, evitar disseminação de conteúdo de gosto duvidoso e/ou polêmico, e principalmente, evitar a todo custo a prática de spam.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: