Topo

Conheça algumas lendas bizarras da Amazônia que podem virar filmes de terror

Histórias não perdem em nada que muitas histórias utilizadas para assustar as pessoas nos dias de hoje.
Comente

A Amazônia é uma região ainda muito sensível do continente sul-americano, uma vez que a grande floresta, mesmo com todos os episódios de desmatamento e de destruição que ela viveu nas últimas décadas, ainda conta com uma boa porção inexplorada. Mas o local acabou se tornando conhecido não apenas pela sua grande variedade de flora e de fauna, mas também por todas as histórias que foram sendo criadas.

Conheça algumas lendas bizarras da Amazônia que podem virar filmes de terror

As lendas, de uma forma geral, sempre existiram na humanidade desde que ela conseguiu desenvolver e estabelecer um processo de comunicação e de registro dessas informações, com histórias sendo criadas para explicar os mais variados tipos de acontecimentos. E a Amazônia acabou se tornando muito rica na criação dessas lendas, algumas tão misteriosas como aquelas que ficaram conhecidas ao redor do mundo.

Confira algumas das lendas mais bizarras que podem ser encontradas na região da Amazônia:

Matinta Pereira

Publicidade

Uma criatura que costuma ser utilizada para colocar medo nas crianças, sendo que muitos adultos acabam utilizando este recurso para manter os pequenos na linha. A lenda afirma que essa é uma criatura que costuma assobiar durante a noite, sendo que aqueles que escutam acabam tendo que prometer um tabaco ou um fumo para que ela deixe todo mundo em paz.

A lenda conta ainda que, no dia seguinte, pela casa vai passar uma senhora para buscar o que foi prometido. Caso a promessa não seja cumprida, a senhora pode se transformar em uma criatura assustadora, sendo que determinados relatos afirmam que ela pode inclusive ter asas.

Mafumeira

Essa é uma árvore que é relativamente comum na região da Amazônia, e diversas histórias acabaram sendo criadas ao redor delas. Na grande maioria dos relatos, elas são lindas, enormes, e acabam tendo propriedades mágicas. Elas são consideradas como entidades que são protetores das florestas. Mas elas podem acabar se tornando ameaçadoras quando alguém passa e as ofende.

Publicidade

Por exemplo, pessoas que passam e urinam em uma dessas árvores podem simplesmente morrer de terríveis doenças da noite para o dia. Mas existem também relatos de pessoas que conseguem utilizar este poder da árvore contra inimigos, deixando uma roupa deles nos pés de uma delas para que ele sofra, por exemplo.

Lobisomem

O Lobisomem é uma criatura mitológica que acabou se espalhando pelo mundo, sendo encontrada nas mais variadas cultuas e em diferentes versões. Inclusive existe uma versão adaptada na Amazônia do homem que se transforma em uma besta fera durante a noite. Mas ele conta com algumas diferenças quando comparadas com o lobisomem tradicional.

Antes de mais nada, ele come tanto pessoas mortas quanto pessoas vivas. Além disso, ninguém se transforma em uma criatura quando é mordida. Apenas as pessoas que são o sétimo filho consecutivo dentro de uma determinada família acabam correndo este risco de se transformar.

El Chullachaqui

Este é o nome de uma criatura que é um agricultor anão. De acordo com a história que normalmente acaba sendo contada, ele passa o seu tempo brincando com os animais, sendo considerado como um guardião da floresta. Em determinados momentos, ele pode se transformar em um ente querido das pessoas, para que elas sejam atraídas para a selva.

Boto-cor-de-rosa

Uma das lendas mais conhecidas da região e do Brasil. Os animais, no Brasil, podem ser encontrados somente na região da Amazônia, e geralmente são considerados como muito inteligentes dentro do mundo dos animais. A história sobre ele afirma que nos dias de lua cheia e festas juninas, ele se transforma em um rapaz muito bonito.

Este homem geralmente se apresenta vestido com um terno e com um chapéu branco, com o objetivo de disfarçar o nariz pontudo. Ele seduz as mulheres desacompanhadas e, se tudo der certo, ele engravida a moça, que vai parir um boto-cor-de-rosa.

Pirarucu

Um grande peixe característico da região, que pode chegar até três metros de comprimento e pesar mais de 200 kg. Os nativos acreditam que estes peixes, na verdade, foram grandes guerreiros no passado, da tribo Uaias. A lenda afirma que eles eram guerreiros sem coração, inclusive matando pessoas dentro da própria tribo sem motivo qualquer. Mas o deus Tupã teria cansado do seu comportamento e decidido transformá-los em peixes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: