Topo

Obesidade infantil: Saiba como ajudar as crianças a perder peso.

Aprenda como auxiliar os pequenos a evitar que o problema se torne pior com o passar dos anos.
Publicidade
Comente

Já faz alguns anos que o tema da obesidade infantil começou a ser tratado de uma forma mais recorrente não apenas nos consultórios médicos mas também dentro das famílias. E este é um problema que realmente está crescendo de uma forma considerável. De acordo com dados revelados recentemente pela Universidade de São Paulo, o problema já chega em  15% das crianças de até 2 anos, 12% das crianças entre 2 e 5 anos e 25% das crianças entre 5 e 10 anos.

Obesidade infantil: Saiba como ajudar as crianças a perder peso.

De acordo com as definições de Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade infantil é uma doença crônica decorrente do excesso de gordura no corpo da criança. O diagnóstico é feito a partir deum calculo que leva em consideração a distribuição do peso do corpo em relação à altura e também a idade. Os números que são utilizados como parâmetros também são definidos e divulgados pela OMS.

Existem diversas causas que podem ser apontadas com aquelas responsáveis por causar a obesidade nas crianças. De uma forma geral, existem aqueles que culpam apenas as telas, com os pequenos cada vez mais presos diante dos atrativos eletrônicos e longe das atividades físicas de movimento. Mas esta é apenas uma de diversas causas que podem ser apontadas como fonte do problema.

Publicidade

As mudanças nos hábitos alimentares foram muito intensas nos últimos anos, sentidas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Existem muitas opções que agora podem ser encontradas nos mercados, e muitas delas não saudáveis, com alimentos industrializados e com grandes quantidade de gordura.

Existem também os fatores genéticos que não podem ser desconsiderados e acabam afetando bastante no ganho de peso das crianças e dos adolescentes. Filhos de pais obesos, ou que lutaram contra a obesidade ao longo de toda vida, acabam tendo uma chance muito maior de ter o mesmo problema.

Confira algumas dicas que podem ajudar as crianças a perder peso:

Comece pelo exemplo

Publicidade

Antes de mais nada, pode ser muito difícil exigir uma mudança genuína nos hábitos de uma criança sem começar mudando os exemplos que ele ela possui dentro da sua própria casa. E eles acabam sendo os mais importantes, já que realmente a frase “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, não cola na criação dos jovens. É muito importante que eles tenham hábitos de vida mais saudáveis partindo dos pais, para que eles possam ser incorporados na sua rotina.

Mantenha comidas de verdade sempre próximas

A ideia de criar uma lista de alimentos que são considerados como proibidos não costuma ser muito eficiente na criação dos filhos, especialmente quando os mesmos acabam vendo os pais comerem estes mesmos alimentos. Mas existem alguns truques que podem ser utilizados, como manter sempre a comida mais saudável e acessível para as crianças. Deixe sempre a comida natural por perto e ofereça nos lanches, mas deixe os outros como uma opção menos frequente.

Mantenha os horários de refeições

É muito importante que as crianças tenham rotina, especialmente em relação ao horário das refeições. Isso faz com que elas saibam sempre o momento em que elas vão comer, acostumando o corpo que aquela hora é a da refeição, reduzindo a sensação de fome e a ansiedade de uma forma geral. Caso a criança fique muito tempo sem comer, a chance dela ficar beliscando alimentos e comendo itens que não são saudáveis realmente é muito maior.

Incentive as refeições em torno da mesa com a família

O momento das refeições realmente devem ser em torno da mesma com a família, evitando outras distrações, como a televisão. Desta forma, elas vão prestar mais atenção no que estão comendo, evitando que elas comem demais. Neste momento os pais também conseguem ter um controle mais efetivo do que de fato as crianças estão comendo.

Teste diferentes atividades físicas

As atividades físicas realmente são importantes. Na grande maioria dos casos, mesmo com todos os atrativos das telas, as crianças gostam de se movimentar. Em determinados casos elas precisam apenas de um incentivo. Por isso é importante que os pais participem com elas e teste diferentes atividades físicas para encontrar aquelas que realmente vão motivar os pequenos a continuar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: