Topo

5 funções bizarras que o vômito acaba tendo na natureza

Função do organismo está presente em diferentes animais e acaba tendo funções importantes.
Comente

O ato de colocar para fora do corpo os alimentos e os líquidos que são ingeridos ao longo de um determinado período pela parte do corpo que normalmente é utilizada para a direção oposta é quase sempre vista pelas pessoas como uma experiencia realmente negativa. O vômito acaba acontecendo, na grande maioria dos casos, quando alguma coisa não está funcionando da forma como deveria dentro do corpo da pessoa.

5 funções bizarras que o vômito acaba tendo na natureza

Mas este movimento também está presente no dia a dia de muitas outras espécies vivas encontradas na natureza. Quando ele acontece nos seres humanos, geralmente acaba sendo um dos motivos que fazem com que as pessoas realizem alguma investigação em relação a sua saúde de uma forma geral, especialmente quando eles acontecem de uma forma muito frequente.

Mas em diversos outros animais, o ato de vomitar parece ser algo muito mais comum. Em muitos casos, de acordo com os pesquisadores, o vômito acaba tendo algumas funções realmente importantes, mesmo que possam ser consideradas como estranhas quando analisadas apenas a partir da forma como o corpo das pessoas funciona.

Publicidade

Confira 5 funções que o vomito acaba tendo na natureza em diferentes espécies e que podem parecer estranhas ou bizarras para os seres humanos.

Espantar os inimigos

O vômito geralmente causa uma sensação de repulsa nos seres humanos, já que a maioria das pessoas simplesmente não conseguem ver de perto outra pessoa vomitando sem passar mal também. No reino animal parece que o vômito também pode ter uma função muito parecida, que é a de causar repulso nas outras espécies, o que pode ser útil até mesmo na hora de manter alguns predadores distantes.

É o caos de algumas espécies de abutres, que possuem como hábito vomitar em qualquer criatura que possa ser considerada como uma ameaça. E essas aves acabam tendo um mecanismo que permite com que ela projete o seu vomito por até 3 metros de distância.

Servir de alimento

Publicidade

Enquanto o vômito pode servir como uma arma para espantar os predadores, existem outras espécies de animais que podem acabar se utilizando do mesmo vomito para nutrir suas necessidades alimentares. Este é o caso da águia-careca, que é um majestoso pássaro que passou a ser um verdadeiro mascote para os Estados Unidos. Essas aves são caçadores vorazes, sobretudo quando o assunto é ir atrás de peixes em lagos. Mas, por vezes, elas acabam deixando de perseguir outros animais para se alimentar do vômito.

E o vômito que elas acabam escolhendo para consumir é justamente o de abutres citados anteriormente. Dessa forma, este item nojento acaba sendo uma opção prática para que essas aves consigam um determinado alimento quando não estão encontrando presas por perto.

Atrair companheiros

O mundo dos insetos segue regras muito diferentes do de outras espécies, com esses animais desenvolvendo uma série de estratégias para conseguirem se manter vivos nas mais variadas ocasiões. As Drosophila subobscura, um tipo de mosca da fruta originalmente nativa do Mediterrâneo, por exemplo, utiliza o vomito como parte do ato de acasalamento e de atração de um parceiro.

Neste caso, geralmente é o macho que vomita nas fêmeas, sendo que quanto mais gotas ele conseguir produzir, maior será a sua chance de conseguir encontrar uma parceira para acasalar e se reproduzir.

Limpar o estômago

Essa é uma função do vômito que é utilizada pelos seres humanos e também está presente na rotina de outros animais, como é o caso do pinguim-de-barbicha. Mas ele vai muito além de apenas colocar alimentos e líquidos para fora. Este animal acabou desenvolvendo a capacidade de vomitar todo o seu revestimento estomacal, com o objetivo de se livrar do excesso de flúor nele.

O principal objetivo do movimento é conseguir colocar para fora determinados objetos que acabam sendo ingeridos durante sua alimentação.

Alimentar os membros da família

Os morcegos-vampiros também acabam utilizando o vômito como alimento Mas, neste caso, eles costumam vomitar o próprio sangue na boca de outros morcegos da mesma família para garantir que todos eles estejam alimentados e não corram o risco de morrer de fome em determinadas situações.

Pesquisadores afirmam ainda que este ato entre uma comunidade de morcegos costuma ser visto como uma importante forma de interação e de inserção dentro do grupo. Morcegos que vomitam na boca dos colegas acabam tendo mais chances de obter este alimento também. Mas os egoístas acabam não recebendo o alimento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: