Topo

Vai na Fé: 4 motivos que ajudaram a novela a se tornar um sucesso

Trama do horário das sete se tornou primeiro grande sucesso da Globo depois do período de pandemia.
Publicidade
Comente

Vai na Fé é a atual novela do horário das sete horas das Rede Globo que conseguiu se consolidar como o primeiro grande sucesso da emissora carioca no campo da teledramaturgia no período pós-pandemia, com uma situação praticamente de normalidade nos bastidores das gravações.

Vai na Fé: 4 motivos que ajudaram a novela a se tornar um sucesso

Todos os anos sempre surgem uma série de críticas em relação ao formato das novelas brasileiras, inclusive com diversos especialistas apontando um final “em breve” para este modelo. A competição com as séries, especialmente agora com os streamings, acaba sendo apontados como um indicativo claro das mudanças nos padrões de consumo de entretenimento de parte dos espectadores.

Mas as novelas ainda seguem tendo um grande apelo junto aos brasileiros, justamente por estar disponível em emissoras gratuitas e também justamente por oferecer essa ligação com o espectador, com tramas diárias, que fazem com que as pessoas continuem tendo o hábito de se manterem diante da televisão.

Publicidade

O período da pandemia e o que aconteceu mesmo depois que a situação já estava mais controlada acabou sendo considerada como um dos principais desafios para a Globo, que teve muitas dificuldades para conseguir manter um cronograma de gravações que exige um grande trabalho para conseguir colocar no ar todos os dias um capítulo diferente.

Mesmo assim, passada toda a turbulência, parece que a emissora ainda consegue cativar o público, e a atual novela das sete horas, chamada Vai na Fé, é um exemplo disso. A trama têm conseguido agradar ao público, com boa audiência, e tem sido muito comentada nas redes sociais. Além disso, também está conseguindo boas análises de parte dos críticos.

A história gira em torno de Sol, interpretada por Sheron Menezes, ex-princesa do baile funk, evangélica, suburbana, que vendia marmita e tem a chance de voltar a dançar. Mas a partir desta personagem foram desenvolvidas outras histórias que também conseguiram agradar demais ao público.
Confira alguns motivos que explicam o sucesso de Vai na Fé.

Identificação com o público

Uma das receitas de sucesso de boa parte das novelas brasileiras é ter personagens que realmente conseguem criar uma identificação com os brasileiros. Vai na Fé conta com uma personagem feminina forte, evangélica, que vive em uma comunidade e luta muito para conseguir ser uma chefe de família.

Publicidade

Outras situações criadas também ajudam muito a criar essa identificação, como o personagem de Carlão que, no começo da trama, tinha perdido o emprego durante a pandemia de Covid-19, uma realidade que de fato aconteceu com muita gente. Já outra personagem, Jenifer, se tornou a primeira da família a conseguir cursar uma faculdade através de uma bolsa de estudos.

Um bom alívio cômico

Mas uma boa novela também deve conseguir equilibrar o drama com boas pitadas de humor, especialmente quando estamos falando de uma trama que passa no horário das 19h. Neste ponto, a novela conta com dois nomes de peso: Lui Lorenzo (José Loreto) e sua mãe Wilma (Renata Sorrah). O primeiro é um astro decadente que faz de tudo para se manter em evidência nas rede sociais, enquanto que Wilma faz uma brincadeira de metalinguagem muito interessante, citando diversas novelas da Globo da qual participou no ápice da sua carreira.

Uma boa revelação

Novela boa que se preze também revela novos talentos, que acabam caindo no gosto do público e ajudando a criar essa identificação. Em Vai na Fé temos a personagem Kate, interpretada por Clara Moneke, que está fazendo muito sucesso nas redes sociais, com seus vídeos sendo compartilhados e assistidos por milhões de pessoas. Ela também é uma das principais responsáveis pelas cenas mais cômicas da novela, com ela conseguindo bater de frente com artistas consagrados, mesmo estando na sua primeira novela.

Novela “mais” novela

Mesmo que as séries estejam conquistando muitos fãs nos últimos anos, quem é fã de novela gosta daquelas características que tornam a produção uma novela genuína. E, nos últimos anos, muitas produções da Globo estavam tentando ser novela com pitadas de séries, tentando resgatar um público perdido, mas não conseguindo agradar nenhum dos lados. Já Vai na Fé consegue ser uma novela com mais cara de novela, com alguns dos elementos mais clássicos do formato, como uma mocinha que desperta a torcida do público, um vilão bem definido e personagens carismáticos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: