Topo

Programa Esquenta, da Regina Casé, é detonado por convidados

Publicidade
Comente

Parece que alguns convidados acabaram não gostando nem um pouco do convite recebido para participar de um dos programas mais populares da Rede Globo de Televisão, o Esquenta, comandado por Regina Casé. Há alguns dias atrás um grupo convidado para participar da atração acabou reclamando em uma carta aberta endereçada para Regina Casé e que foi postada no Facebook.

convidados-detonam-programa-esquenta
O motivo da reclamação: o grupo que foi convidado para participar do programa como um atração, simplesmente foi completamente ignorado tanto pela apresentadora quanto pela sua produção. O grupo teria recebido apenas uma menção de agradecimento nos créditos ao final da gravação, e nenhum integrante sequer foi convidado à falar.

O fato aconteceu com o grupo Folia de Reis Pernitentes do Santa Marta, que se dedica na comunidade carente a continuar mantendo a tradição viva da Folia de Reis.

Na carta, assinada por Mestre Riquinho, a história do verdadeiro sacrifício que os integrantes do grupo fizeram para participar do programa foi contada. Geralmente o Folia de Reis de Santa Marta recusa participar de programas de televisão, pois simplesmente não se trata do perfil da trupe. Mas o convite para programa Esquenta acabou mudando um pouco a opinião da grande maioria dos integrantes. Afinal de contas, trata-se de uma atração que tem como princípio fundamental conversar com os mais populares e permitir que as pessoas mais diferentes possíveis possam conviver por alguns momentos na atração.

Publicidade

O problema é que o grupo teria sido convidado para fazer uma participação no programa e, em nenhum momento, os produtores teriam mencionado que o convite foi feito apenas para que eles participassem da plateia, como de fato aconteceu.

Um agravante ainda para a participação do grupo é que este programa não é ao vivo. Apesar dele ser transmitido sempre nas tardes de domingo, na verdade ele é gravado geralmente nas quartas-feiras, um dia normal de trabalho para a grande maioria dos trabalhadores brasileiros. E como os integrantes do grupo não ganham dinheiro para se dedicar oficialmente e apenas para esta atividade, eles tiveram que faltar ao trabalho para conseguir estar presente na gravação.

Eles alegam que ficaram mais de 9 horas dentro das dependências da Rede Globo, entre chegada, almoço, preparação e gravação. E em nenhum momento a apresentadora sequer fez uma menção de chamar o grupo ou conversar com algum representante.

Confira a carta aberta na íntegra:

Publicidade

Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2013

Prezada Regina Casé

Espero que você leia esta carta e a compartilhe com sua produção. Não estamos reivindicando reparos e nem indenização pecuniária, mas esperamos que a experiência negativa vivida por nós , ajude a evitar o mesmo constrangimento a outros grupos populares como nós.

O Fato: A Folia de Reis Penitentes do Santa Marta foi convidada, através de seu padrinho Adair Rocha, que respondeu a um convite da sua produção – feita pelo Emilio Domingos – para participar de uma gravação do programa ”Esquenta”.

Apesar da missão da nossa Folia Reis não ser a de fazer apresentações televisivas avaliamos que, também, é nosso compromisso dar maior visibilidade a esta manifestação popular, da qual nos orgulhamos muito, que sobrevive em área urbana com muito sacrifício.

Também avaliamos que o seu programa, ao menos aquilo que vemos editado na televisão, é um espaço de respeito e acolhimento da diversidade cultural brasileira. Por isso aceitamos o convite e buscamos junto aos foliões construir estratégias para conseguir estar um dia fora do trabalho (uma quarta – feira). Uns conseguiram atestado médico; outros negociaram com o patrão e, outros, correram o risco de serem mandados embora: faltaram ao trabalho na marra.

Para aparecer bonito no seu programa, trocamos o couro de vários tambores que estavam furados. Nos cotizamos para pagar o dia do sanfoneiro, que precisa dessa diária. Apesar de todo esse sacrifício, estávamos felizes. Chegamos ao local da gravação, nos deram almoço e nos puseram sentados no palco para assistir a gravação de seu programa.

Foram nove horas de espera e expectativa. Permanecemos no mesmo lugar, desde o início. A única referência a Folia de Reis do Santa Marta foi um agradecimento seu, lido automaticamente no final da gravação, sem mesmo saber onde estávamos sentados. Voltamos para casa, cansados, indignados, decepcionados. Em mais de 50 anos de existência, nunca tínhamos nos sentido tão humilhados. E contraditoriamente, em um programa pelo qual temos grande admiração.

Para o grupo da Folia de Reis do Santa Marta foi uma lição. Certamente não deixaremos que isso se repita em nossa história. Mas nos sentimos na obrigação de explicitar nosso desencanto e com isso buscar sensibilizar você e a sua produção para que, no futuro, tenham mais cuidado quando mobilizarem grupos populares que tem compromisso de vida com o que fazem e sobrevivem com muito sacrifício para manter viva a diversidade cultural brasileira. Juntamente com os Foliões do Santa Marta.

José Henrique Silva – Mestre Riquinho


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: