Topo

"A Força do Querer": relembre a trajetória de Ivana na trama

Comente

Um dos maiores desafios da carreira da atriz de Carol Duarte, foi dar vida à personagem Ivana, que agora se apresenta como Ivan na novela “A Força do Querer” da Rede Globo.

Com seu desempenho com o personagem trans na trama, a atriz tem sido muito elogiada tanto pela crítica quanto pela população trans e boa parte do público em geral no Brasil.

A trama vem abordando de forma leve o assunto, mostrando os dramas da personagem se descobrindo como homem trans e agora aparentemente gay. Para entender melhor o processo, relembre a seguir a trajetória de Ivana da novela até aqui.

A jornada de Ivana em “A Força do Querer”

Dificuldades no reconhecimento

Veja também:

Desde o início da trama, a personagem mostrava não aceitar bem o próprio corpo. Ao fazer terapia, sua reclamação era que sua mãe a pressionava para ser mais feminina, e ao usar maquiagem e vestido ela não se sentia bem diante do espelho. Em algumas cenas, a personagem até chega a bater nos próprios seios por não se sentir bem com eles.

Identidade e Sexualidade

Quando a personagem teve sua primeira vez com seu namorado, Cláudio, ela chega a rasgar a camisola que ele deu de presente para ela, por não gostar de sua imagem no espelho. Após uma conversa com o rapaz, ele diz a ela que acredita que ela tem problemas de autoconfiança com o próprio corpo.

Após a conversa e insistência do rapaz, ela enfaixa os seios e dorme com o rapaz. Para quem ainda não entende muito bem sobre o tema, vale explicar que existe diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, sendo que o primeiro está relacionado com o qual uma pessoa se identifica, já o segundo, tem relação com quem a pessoa sente atração.

Na novela, Ivana gosta de Cláudio, de acordo com as característica do personagem, é um homem trans porém gay, ou seja, um homem que gosta de homens.

A comunidade trans

Em um determinado momento da trama, Ivana conhece Tereza, um homem trans interpretado pelo ator, também trans, Tarso Brandt. Quando Tereza se apresenta, Ivana acredita que ele está fazendo uma piada, mas logo ele explica ser um homem trans.

Terapia

Ao se consultar com sua psicóloga, Ivana declara que não consegue se encontrar ao se olhar no espelho. Depois de conversar com Tereza, ela mostra fotos de homens trans para sua terapeuta e fala sobre o assunto com ela. Ela ainda conta que leu e estudou muito sobre o assunto e passou a se identificar com as histórias lidas.

Entendimento

Após seu encontro com Tereza e sua conversa com a terapeuta, ela finalmente entende que é um homem trans, e declara ter vivido angustiada até então por não saber antes sobre o assunto. Depois disso ela passa a entender mais sobre o assunto e também a aprender lidar consigo mesma, além dos amigos e familiares. Ao fim do episódio em que ela decide “sair do armário” para a família, Ivana declara “Eu nunca fui uma menina. Sou um trans”.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: