Topo

Saiba como escolher o melhor rastreador veicular para sua empresa

Comente

Os carros contam com uma série de tecnologias nos dias de hoje que ajudam muito nos mais variados aspectos, incluindo aqueles relacionados a segurança. Além das instalações que são feitas dentro do veículo pelas montadoras e que permitem com que os carros se tornem mais seguros para o ato da condução em si, existem aqueles itens que são instalados especialmente visando oferecer alternativas para quem passa por situações ocasionais, mas não raras: roubos e furtos.  

 Além daqueles equipamentos e itens que são considerados mais básicos neste quesito de prevenção aos roubos e furtos, como travas elétricas e alarmes, ainda existem aqueles que atuam depois do acontecimento em si, como os rastreadores. Estes equipamentos permitem que um determinado veículo seja acompanhado em tempo real à distância por outras empresas ou ainda por outra pessoa que tenha acesso ao sistema. 

Existem algumas vantagens interessantes que podem ser consideradas na decisão de instalar no carro um rastreador de veículo em tempo real. Primeiramente, a própria funcionalidade, que permite que o veículo seja encontrado mais facilmente caso seja roubado ou furtado. Essa informação pode ser compartilhada com as autoridades locais, facilitando desta forma o trabalho de buscas. 

Existem diferentes tipos de equipamentos e sistemas encontrados neste segmento. Confira algumas dicas para conseguir escolher aquela que melhor se encaixa a necessidade do consumidor. 

Saiba como escolher o melhor rastreador veicular para sua empresa

Leve em consideração os trajetos mais utilizados

Veja também:

Algo que acaba sendo levado em consideração pelos sistemas de rastreamento são os trajetos que os motoristas utilizam com mais frequência. É com base nestes dados que a inteligência artificial vai sendo alimentada, o que vai permitir com que estes sistemas funcionem de uma forma mais eficiente, antecipando até mesmo o ato do motorista avisar que alguma coisa está errada. 

Ao conseguir entender um padrão de trajetos que costumam ser feitos pelos motoristas, quando detectar alguma coisa fora deste padrão o sistema poderá ligar um sinal de alerta, acompanhando mais de perto tudo o que está acontecendo com o veículo em tempo real. Para ajudar, também pode ser interessante que o motorista informe aqueles trajetos que costumam ser feitos com mais frequência. 

Verifique as funcionalidades oferecidas 

Ao se deparar com os rastreadores disponíveis no mercado, os preços vão depender basicamente da quantidade de funcionalidades que poderão ser encontradas no sistema como um todo. Mas nem todos os motoristas vão acabar realmente utilizando toda essa tecnologia que está sendo oferecida. 

Existem sistemas que oferecem, por exemplo, o rastreamento 24 horas por dias. Neste caso, uma empresa vai estar monitorando sempre todos os locais por onde aquele veículo passa. Essa é uma funcionalidade que acaba sendo mais interessante para os veículos comerciais. Com isso, o rastreamento por satélite de veículos realmente pode fazer a diferença para acompanhar de perto os trajetos feitos. 

Mas existem ainda outros tipos de controles ainda mais avançados, como os alertas de movimento, que vão avisar sempre que o veículo em questão começar a andar, ou ainda o controle de velocidade, que poderá emitir um alerta sempre que o veículo ultrapassar uma determinada velocidade. Com tudo isso, vale a dica para que o motorista avalie quais realmente vão acabar sendo utilizados. 

Pesquise muito sobre a empresa

Quando estamos falando de uma empresa prestadora de serviço, como aquelas que permitem o rastreamento 24 horas por dia, é muito importante conferir como essa empresa é recebida e percebida pelo mercado. Como este tipo de contrato é feito mediante pagamento de uma mensalidade na maioria dos casos, com um tempo mínimo de permanência do cliente, é muito importante que a companhia cumpra tudo o que promete no momento da venda 

Mas isso poderá ser descoberto apenas mediante uma boa pesquisa do cliente antes da venda ser efetivada. Por conta disso, vale aquela regra de ouro de fazer uma boa pesquisa sempre com os clientes da empresa, utilizando especialmente os canais de comunicação disponíveis na internet. 

Leve em consideração o custo-benefício

Mesmo que possa acabar sendo considerado como mais um custo que vai pesar no bolso do motorista, que já precisa lidar com preços elevados de impostos, combustíveis, manutenção e seguro, o investimento no rastreador pode acabar se traduzindo em economia. Por exemplo, muitas seguradoras acabam dando um bom desconto para os motoristas que possuem rastreadores instalados no veículo, já que eles facilitam muito o trabalho de recuperação dos mesmos. 

Verifique sempre o tempo de atualização dos dados

Outra informação muito importante que deve ser levada em consideração no momento da compra de um rastreador de veículos é o tempo de atualização dos dados de posicionamento. Elas acabam sendo ainda mais importantes quando a contratação é feita para uma frota de veículos. Este dado é o que vai garantir que as pessoas possam acompanhar, de fato, onde estão os veículos, já que nem todos os equipamentos e sistemas realmente conseguem oferecer essa informação em tempo real de fato. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: