Topo

Saiba como saber quem está usando a sua rede WiFi

Comente

Hoje em dia a grande maioria das pessoas ficam conectadas utilizando uma rede WiFi, especialmente com o aumento da quantidade de dispositivos que se utilizam de redes sem fio, como o smartphone e os próprios dispositivos mais robustos, como computadores e notebooks. Mas poucos sabem que existem riscos cada vez que um usuário se conecta em uma dessas redes.

São cada vez mais comuns os ataques que são promovidos por hacker justamente contra este tipo de rede. A ideia é se aproveitar para conseguir acessar muitos dispositivos ao mesmo tempo, que podem acabar ficando vulneráveis quando se conectam. Afinal de contas, uma conexão representa uma porta aberta para entrada e saída de dados, e muitos hackers podem se aproveitar para enviar conteúdos que podem deixar o equipamento do usuário exposto. 

Um outro problema que costuma acontecer com uma certa frequência em redes que não possuem a devida proteção é o roubo de banda. Neste caso, as pessoas que se conectam não estão interessadas no roubo de dados propriamente dito, mas sim em apenas se aproveitar da banda disponível e conseguir navegar na internet como um usuário que seria autorizado. 

Veja também:

Neste caso, os problemas não acabam sendo muito sérios em termos de segurança, mas podem acabar causando problemas na conexão com outros usuários, já que a banda pode ficar mais instável. 

Uma dica para evitar estes problemas é utilizar alguns métodos para conferir sempre quem está conectado na rede que a pessoa está utilizando. Ou seja, quais são os dispositivos que estão utilizando aquela rede ao mesmo tempo. Com isso, é possível realizar um monitoramento em tempo real para saber se existe alguém roubando a rede ou apenas invadindo. 

Confira alguns softwares interessantes para conseguir monitorar o que está acontecendo com sua rede em tempo real:

Saiba como saber quem está usando a sua rede WiFi

Wireshark

Existem diversas ferramentas disponíveis que ajudam o usuários a monitorar o que está acontecendo com sua rede em tempo real. Uma delas é o Wireshark, que é totalmente gratuito, e permite verificar, de uma forma simples e rápida, todos os dispositivos que estão conectados. Mais do que isso, ele também consegue monitorar o número de usuários que estão ativos naquela rede, bem como identificar endereços de IP, além da possibilidade de se obter outras informações relevantes.

Wireless Network Watcher (Windows)

Uma outra ferramenta que é bastante utilizada e que conta com recursos muito parecidos com a ferramenta anterior é a Wireless Network Watcher. Mas, diferentemente de outros programas, ela está disponível apenas para o sistema operacional Windows. Da mesma forma que o Wireshark, é possível ficar monitorando uma tela para encontrar o endereço IP de cada um dos dispositivos conectados, bem como saber o tempo de conexão de cada um deles, o que dá pra dar uma boa ideia de algum dispositivo que tenha uma conexão mais recente. 

Bandwidth On Linux

Enquanto a dica de programa anterior era uma versão apenas para Windows, essa é uma versão apenas para o Linux, independentemente da sua distribuição. Este é um programa que pode ser encontrado inclusive no GitHub, que é uma comunidade conhecida especialmente por oferecer códigos realmente seguros e confiáveis. O único problema quando comparado com os programas anteriores é o fato dele não ter uma interface amigável, o que pode acabar exigindo que o usuário tenha conhecimentos um pouco mais avançados de informática. 

GlassWire (Windows)

Um outro programa muito interessante para os usuários que se utilizam do sistema operacional Windows para suas rotinas do dia a dia é o GlassWire. Além de oferecer as mesmas informações que os anteriores, ele conta com alguns recursos extras interessantes, mas que também podem acabar exigindo um pouco mais de conhecimento de informática. Por exemplo, ele permite a criação de um firewall personalizado, o que ajuda a delimitar regras para liberar ou bloquear o acesso de determinados dispositivos aquela rede. Além disso, o programa também permite o acompanhamento de atividades e rede, além de detectar a presença, ou não, de spywares. 

Outras formas de controle

Além destes softwares que foram criados mais especificamente para estes fins, uma forma sempre muito interessante de realizar este controle é fazer o acesso diretamente no roteador através de senha e login de administrador. Todos os roteadores contam com interface, que pode ser acessada por um navegador, que oferecem estas informações. 

Mas, para fazer este acesso, geralmente é preciso ter o manual específico do seu modelo de roteador, pois ele apresenta os caminhos para o painel de controle do roteador. Nele aparecem diversas opções, incluindo a quantidade de dispositivos conectados. Mas é importante ter cuidado, pois esta central também conta com outras opções que alteram diretamente a configuração do aparelho, o que pode até mesmo impedir que a pessoa consiga se conectar na internet, por exemplo. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: