Topo

Saiba como medir a qualidade da internet

Comente

Uma das grandes reclamações dos usuários da internet brasileira está diretamente relacionada com a velocidade que chega até aos computadores e dispositivos móveis. Muitas operadoras simplesmente não conseguem entregar a velocidade contratada, mesmo cobrando por isso.

Vale lembrar que qualquer usuário que esteja se sentindo enganado em relação aos serviços que são prestados pela operadora de internet, seja ela de banda larga ou internet móvel, podem reclamar junto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula o serviço no Brasil. Recentemente foi lançado o aplicativo Anatel Consumidor, que visa facilitar este tipo de denúncia.

Confira algumas dicas de sites e aplicativos que ajudam as pessoas na hora de monitorar a velocidade da internet:

Velocímetro Anatel

Veja também:

O aplicativo Brasil Banda Larga - Velocímetro Anatel foi criado pela própria Anatel e tem como principal finalidade testar a velocidade da internet no smartphone. Também existe uma versão do aplicativo criada para o Google Chrome e que permite que as pessoas monitorem a velocidade da internet nos computadores. Ele conta com um visual bem simples, bastando pressionar a tela para iniciar os testes.

Speed Test — teste de velocidade da Ookla

Saiba como medir a qualidade da internet

Este foi um dos primeiros serviços de medição de velocidades focados no usuário comum que foi lançado, e segue sendo um dos mais eficiente. O serviço poderá ser acessado tanto pela internet, bastando entrar no site http://www.speedtest.net/pt, quanto também pelo seu aplicativo. O site funciona com o plugin Adobe Flash Player, mas oferece também uma variante Beta que lança mão de HTML5 para operar em qualquer navegador, inclusive no browser do celular.

Fast — teste de velocidade da Netflix

Este é um serviço criado pela própria empresa de streaming que tem como finalidade apenas saber se a velocidade da internet que está chegando em um determinado dispositivo é suficiente para que as pessoas utilizem seus serviços. O que o Fast faz, na verdade, é um cálculo aproximado da sua velocidade atual apenas de download — sem upload e outros detalhes. Isso pode desapontar, mas ele foi concebido com o objetivo de ser extremamente simples e voltado para usuários comuns da rede.

Velocímetro Copel - teste de velocidade Copel Telecomunicações

Este é um serviço brasileiro que também mede a velocidade da internet. Ele é oferecido pela Copel, que possui serviços de internet banda larga com fibra óptica no estado do Paraná. O velocímetro é gratuito e também necessita do Adobe Flash Player instalado para funcionar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: