Topo

Dicas de senha: como gerar as melhores? Quais são as mais usadas?

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que as senhas mais utilizadas, são as que com certeza todo... Confira na sequência as melhores dicas de senha...
Publicidade
Comente

Algo bastante comum àqueles que tem acesso à internet é a necessidade de criar senhas para cadastros nos mais variados serviços encontrados no ambiente virtual, e pudera, com o constante avanço tecnológico, novos sites que visam atender necessidades dos internautas são criados diariamente, de modo que, quem deseja ter acesso aos benefícios oferecidos por cada um deles, precisa para a própria segurança elaborar uma senha pessoal.

Diante da quantidade crescente de serviços que exigem cadastros e senhas para acessar seus conteúdos, a habilidade de elaborar sequência de caracteres com bons níveis de segurança para cada um dos serviços acabou se tornando primordial para uma navegação livre de riscos, entretanto, essa é uma característica que ainda hoje poucos dominam.

A verdade é que a maioria das pessoas que eventualmente acessam à internet, acabam escolhendo senhas extremamente óbvias e repetidas para cadastros nos mais diversos websites, algo que sem dúvida reduz exponencialmente os níveis de segurança, deixando o usuário vulnerável a possíveis ataques cibernéticos.

Publicidade

Leia também:

Quem deseja reduzir os riscos no ambiente virtual, deve preocupar-se constantemente com a segurança das senhas escolhidas para cada serviço, e nesse artigo traremos inúmeras dicas com essa finalidade, em uma primeira instância as dica é procurar escolher sempre as senhas menos óbvias (mas memorizáveis) e não repeti-las em outros eventuais cadastros.

Confira na sequência as melhores dicas de senha

dicas-de-senhas
Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que as senhas mais utilizadas são as que, com certeza, todo e qualquer usuário deve evitar, isso porque tendencialmente estas serão as primeiras opções consideradas pelos hackers no momento de um eventual ataque, dito isso, vamos à lista das mais utilizadas.

Quais são as senhas mais usadas?

Existe uma vastidão de senhas que são sabidamente comuns entre os usuários, a seguir, uma lista publicada pelo TecMundo, mostrando as mais populares.

  • 1234567
  • 123456
  • 12345
  • 123123
  • 000000
  • password
  • qwerty
  • asdfgh
  • zxcvbnm
  • qazwsx
  • abc123
  • blink182
  • lol123
  • 7777777
  • 666666
  • jesus
  • brasil/brazil
  • letmein
  • iloveyou
  • hello123
  • matrix
  • admin
  • hotmail
  • babygirl

As dicas de senhas mais comuns

Publicidade

Além das senhas comumente utilizadas por boa parte dos usuários, alguns temas são também usados de maneira frequente como base para a criação de senhas visando tornar a memorização da mesma mais fácil, entretanto, algo para o que muitos não se atentam, é que esse tipo de estratégia é também conhecida de hackers, o que acaba por tornar mais fácil também o acesso indevido destes, por isso, segue abaixo a lista de temas que devem ser evitados na hora de criar a senha.

  • Nome próprio ou de pessoas próximas
  • O time de coração
  • Data de nascimento própria ou de familiares
  • Número do chip do próprio celular ou de pessoas próximas
  • O nome do site onde o cadastro está sendo realizado
  • Teclas sequenciais
  • Mesmo nome de usuário/login escolhido para o acesso ao site

Existe ainda uma infinidade de outros temas que embora menos comuns, devem também ser evitados, os mais populares são aqueles relacionados à datas conhecidas do público de uma região específica, seja ela estado, ou mesmo País, são datas tais como feriados, aniversários de times, acontecimentos históricos, entre outros.

A melhor recomendação àqueles que utilizam algumas das estratégias de senhas mencionadas no artigo até aqui é realizar a alteração da mesma o quanto antes a fim de evitar eventuais invasões de privacidade.

Vale ressaltar que o simples fato de uma senha não figurar entre as mais comuns, não significa necessariamente que a mesma seja totalmente segura, o mais recomendável é avaliar os motivos que levaram à composição da senha, e observar se tais motivos são comuns também a outros usuários, dessa maneira será possível formar uma opinião sobre a segurança do cadastro em questão.

É importante que o usuário leve sempre em consideração que na hora de invadir uma conta, os hackers utilizam-se de sistemas capazes de fazer uma ampla leitura em espécie de dicionário de senhas para verificar se uma delas corresponde à utilizada, portanto, criar senhas apressadamente visando concluir logo um eventual cadastro pode ser um tremendo erro, afinal, como diz o sábio ditado popular, a pressa é inimiga da perfeição, e nesse caso, muito amiga de hackers.

Problema com a memorização de senhas

Naturalmente quem escolhe uma senha além de pensar na segurança da mesma, precisa pensar também em como lembrará da sequência escolhida, pois, em meio a tantos serviços disponíveis por meio de cadastros na atualidade torna-se realmente muito difícil evitar a confusão de senhas.

Solução mais comum para memorizar senhas

Na tentativa de amenizar o problema de memorização, a alternativa mais óbvia e geralmente escolhida pela esmagadora maioria é utilizar a mesma combinação para todos os serviços nos quais se tem cadastro, incluindo, mas não se limitando a e-mails, Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram, e em um estágio ainda mais elevado, a conta bancária.

Apesar da padronização de senha ser algo comum, não é necessário pensar muito para concluir que essa não é uma boa saída do ponto de vista da segurança, isso porque, a vida dos hackers será exponencialmente facilitada por esse tipo de estratégia, uma vez que, bastará a descoberta de uma única senha para conseguir acesso a todos os cadastros do usuário, nos mais diversos serviços e websites.

Outra atitude comum para evitar o esquecimento de senhas é anotá-las em celulares ou papéis, e em ambos os casos acaba por se traduzir em uma péssima escolha, deixando o usuário à mercê dos invasores caso esses dados acabem indo parar em mãos erradas.

A melhor maneira para memorizar a senha, é escolher uma que fuja do convencional, mas, que seja totalmente relacionada a algo íntimo e pessoal, assim, dificulta a ação de cibercriminosos.

É muito fácil hackear um cadastro na internet?

Essa é uma pergunta frequentemente feita por aqueles que possuem menos familiaridade com o assunto, e a resposta é, sim, ao menos em boa parte dos casos é consideravelmente simples para alguns hackers conseguirem invadir um cadastro, isso porque, nem mesmo precisa ser experiente para conseguir levantar informações relevantes sobre os usuários em redes sociais, dados, como endereço de e-mail, preferências, datas de aniversário, time de coração, e muitas outras são encontrados facilmente nesses ambientes, facilitando assim a ação daqueles que buscam brechas de segurança.

Como os hackers agem?

De posse de todas as informações relevantes, os hackers mais experientes passam então a usar mecanismos mais bem elaborados com o objetivo de cruzar informações obtidas com alguns algoritmos e banco de dados específicos. As formas mais comumente utilizadas pelos hackers para conseguir acessar contas de terceiros são;

  • Através da codificação por força bruta; Um procedimento que tenta por ilimitadas vezes diferentes combinações de caracteres independente da quantidade existente na senha.
  • Através do sistema de dicionário; Um sistema que combina uma série de possíveis caracteres com base em um dicionário de senhas, objetivando assim localizar qual delas está inserida no banco de dados.

Pois bem, quem deseja de fato proteger o acesso aos múltiplos serviços nos quais se tem cadastro deve sempre procurar ter atenção especial com esses pontos mencionados no artigo, além disso, vale também a dica de misturar caracteres especiais como “$, #. +, = ” sempre que possível a fim de tornar ainda mais complicada a vida de eventuais invasores.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: