Topo

Google quer expandir seus serviços de entregas rápidas (no mesmo dia) nos EUA

Principais lançamentos e notícias sobre tecnologia e informática aqui, no ClickGrátis! Google quer expandir seus serviços de entregas rápidas (no mesmo dia) nos EUA
Comente

O Google é sabidamente uma das maiores empresas de internet do mundo, responsável por grande parte dos serviços usados diariamente pelos internautas. Apesar do domínio absoluto no setor, a empresa mantém seus olhos atentos a outras oportunidades de negócios para que eventualmente possa investir.

Depois de ter ingressado recentemente na área da saúde, o Google parece estar agora se preparando para elevar a um outro nível seu próprio serviço de entregas rápidas, esse serviço era até então uma espécie de experiência da empresa, e funcionava na região de San Francisco, na Califórnia. Ele consiste na entrega de produtos de varejo de forma rápida (no mesmo dia).

Google quer expandir seus serviços de entregas rápidas (no mesmo dia) nos EUA

google-quer-expandir-servico-de-entrega-rapida

Publicidade

Ao que tudo indica, a empresa pretende oferecer em breve o serviço de entrega rápida chamado de Shopping Expresse, também para a região de Los Angeles, local para o qual seus veículos foram enviados recentemente para uma espécie de teste. Segundo informações, além de Los Angeles a empresa pretende também implantar o sistema em Nova York.

Apesar de a empresa estar agora cogitando de fato a expansão do serviço, um detalhe que acabou chamando a atenção é que, ao contrário do que muitos imaginavam, o sistema vai utilizar nesse primeiro momento um modelo de automóvel guiado por motoristas. A surpresa se dá pelo fato de o Google já ter desenvolvido carros que se dirigem sozinhos.

Um mercado diferente

Não é de agora que o Google dá indícios de que pretende dominar a internet, e por isso mesmo, algumas vezes a forma com que a empresa se mantém atenta a novos negócios, gera burburinho e muita especulação. Quando a empresa decidiu investir no mercado de entregas rápidas, por exemplo, muitos observadores consideraram tal decisão uma enorme surpresa, isso se deu não somente pelo fato do Google ter se consolidado na internet – um ambiente totalmente diferente do de entregas físicas – mas também pelo fato de o mercado de entregas possuir uma lucratividade relativamente baixa se comparado aos lucros da gigante da internet.

Publicidade

Mais um ponto que chamou bastante a atenção, foi o fato de o mercado de entrega nos Estados Unidos, já ser amplamente explorado por outras gigantes, algumas das quais, inclusive também detentoras de negócios online, casos da Amazon e eBay, por exemplo.

Os sinais da exploração em um território desconhecido

Os primeiros sinais de que a empresa estava caminhando por um território desconhecido quando ingressou no serviço de entregas, foram as embalagens demasiadamente grandes nas quais as mercadorias eram entregues. Muitos clientes, por exemplo, estranharam quando receberam encomendas contendo dois ou três itens pequenos tais como, creme dental, ou latas de refrigerantes, em sacolas que poderiam perfeitamente servir de embalagem para todos os mantimentos da semana.

Leia também: 

Os riscos corridos pelo Google no novo empreendimento de entregas

Há quem diga que o Google tem subestimado os riscos de se empreender em um mercado como o de entregas, entretanto, caso a empresa decida de fato expandir seus serviços na área, dificilmente alguém terá coragem de argumentar contra, afinal, se tem algo que pode ser observado no histórico de sucesso da gigante da tecnologia, é que a empresa geralmente tem um “trunfo” na manga para conseguir se sair bem em seus investimentos.

Apesar do fato de a empresa possivelmente tomar todos os cuidados necessários no momento de investir em um novo mercado, alguns riscos acabam figurando de maneira sugestiva em meio a todo esse cenário, indo até mesmo além da simples concorrência de peso com Amazon e eBay.

Um dos principais riscos que se desenham é que, o fato de o Google estar acostumado com a extrema rentabilidade do mercado online, pode acabar levando a marca a decisões precipitadas em relação ao novo empreendimento, já que um desvio no histórico de fluxo de seus serviços começam a surgir no momento em que se faz necessária a contratação de funcionários  e logística para despachar e entregar as mercadorias.

O segundo e último ponto que pode ser de risco para o Google é que a empresa pode acabar concentrando investimento demasiado no novo mercado e acabar percebendo, mais tarde, que poderia ter canalizado esforços maiores nas áreas em que ela de fato é autoridade, que são, web e tecnologia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: