Topo

Saiba como criar um blog usando Wordpress

Comente

Hoje em dia quando o assunto é saber como criar um blog (quer saber como criar um?), esse tutorial da é possível contar com plataformas acessíveis e que não exigem por parte do usuário um conhecimento muito aprofundado em relação a técnicas de programação. O Wordpress é um exemplo disso. 

A plataforma de blogs lançada no ano de 2003, desde então conquistou uma imensa rede de usuários e ainda vem se consolidando como uma das mais importantes nesse segmento.

Saiba como criar um blog usando Wordpress

Entre as vantagens dessa plataforma é possível citar que ela é:

Fácil de usar

Veja também:

Não há necessidade de dominar técnicas avançadas de programação. O Wordpress possui recursos intuitivos que facilitam a edição de textos, inserção de vídeos e imagens. Além disso ele conta com uma vasta comunidade na Internet onde é possível pesquisar dicas para sanar problemas e dúvidas.

Possui vários plugins

Plugins são elementos que conferem para o blog ainda mais recursos. No caso do Wordpress é possível contar com plugins que deixam o carregamento do seu site mais rápido. Há também aqueles que facilitam as técnicas de SEO, enfim, as possibilidades são inúmeras.

Versátil em temas

Os temas do Wordpress são bem variados e, por isso, permitem que você possa personalizar o seu blog de maneira criativa, escolhendo diferentes layouts que se adaptam bem ao propósito do seu trabalho.

Vários nichos

O Wordpress possibilita que você crie um site para ser o seu portfólio, armazenando conteúdo de texto de imagens. Pode servir também para um blog de notícias e, inclusive, para o e-commerce.

As dicas para o seu Wordpress

Com o intuito de melhorar de maneira significativa o seu site ou blog em Wordpress, é válido contar com dicas bem interessantes. As possibilidades que essa plataforma proporcionam são muitas. Nesse caso, as dicas são:

Dicas de segurança

Se você hospeda o seu site Wordpress em um ambiente compartilhado, uma das dicas para manter e reforçar a segurança é contar com uma senha forte. Para isso, é válido optar por senhas que contenham no mínimo seis caracteres entre letras, números e sinais.

Outro aspecto que pode fortalecer a segurança do seu site Wordpress é efetuar a instalação de plugins de segurança que realizam ações como varredura, correção e proteção de login.

Alguns plugins oferecem logs e alertas diante de qualquer sinal de irregularidade que venham a ocorrer no seu blog, facilitando com isso que você possa sanar problemas o quanto antes.

Já os plugins de varredura apresentam a capacidade de detectar vulnerabilidades antes que elas possam ocasionar problemas e danos no seu site, enquanto os plugins de correção atuam removendo e corrigindo danos ocasionados por invasões.

Dicas para aumentar a velocidade do Wordpress

A questão de velocidade é relevante para quem tem um site Wordpress, visto que hoje em dia as pessoas já não possuem paciência para sites que demonstram lentidão na hora do carregamento.

Alguns elementos que podem tornar o seu Wordpress mais lento são elementos relacionados à configuração, páginas que não são otimizadas para web e também a presença de plugins problemáticos.

Em tais casos, para proporcionar uma boa velocidade de carregamento para o seu site, vale efetuar a instalação do plugins de cache do Wordpress. Com a utilização desses plugins, o seu site pode ficar muito mais rápido.

Outra forma que visa aumentar a velocidade do seu site é comprimir as imagens inseridas nas postagens. Sabemos que o uso de imagens torna o blog mais atraente e enriquece o conteúdo.

No entanto, imagens que não são otimizadas podem ser arquivos pesados e que tornam o carregamento mais lento. Por isso, antes de inserir uma imagem, é válido utilizar um software de edição para otimizar as imagens ou até mesmo um plugin para isso.

Dicas de utilização de Widgets

Os widgets consistem em componentes que denotam para o seu site Wordpress algumas funcionalidades específicas, tais como previsão do tempo, relógio e também atualização de redes sociais.

Eles são interessantes e conferem versatilidade para o seu Wordpress, porém, caso você utilize muitos widgets, pode trazer alguns problemas de velocidade e também de acessibilidade.

Por isso, o ideal é fazer uso apenas daqueles widgets que realmente sejam pertinentes para você e os seus leitores. É importante se focar apenas no que for essencial para os seus objetivos.

Dicas para os temas do Wordpress

O tema escolhido por você é um dos elementos mais importantes para o seu Wordpress. É o tema que vai dar “cara” para o seu site. Por isso, uma das dicas é investir em temas pagos.

A vantagem de um tema pago em relação a um gratuito é que o seu site adquire um perfil mais profissional, pois os temas pagos possuem mais recursos de personalização do que os grátis.

Conclusão

O Wordpress continua sendo uma das plataformas mais interessantes e acessíveis para quem possui um blog. Se você um dia pretende lucrar com o seu blog, essas dicas serão de muita utilidade.

E se é para tratar de utilidade, que tal compartilhar essa postagem? Certamente alguém vai apreciar encontrar essas dicas antes de criar o seu blog Wordpress.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: