Topo

Dicas para fazer tuning no carro dentro da lei

Comente

O tuning é um processo bastante comum no qual as pessoas acabam alterando uma ou diversas características físicas do seu carro. Um exemplo que costuma ser utilizado com uma certa frequência são os supercarros que aparecem na franquia de filmes Velozes e Furiosos, com modelos que ganham ares muito mais furiosos.

Mas, por mais que algumas pessoas acreditem que podem fazer o que deseja com um carro que é de sua propriedade, existem uma série de leis e regras que podem trazer problemas para quem faz modificações sem comunicar os órgãos oficiais e competentes. Existem diversas previsões de multas e de punições que podem acabar sendo dadas para aqueles donos de carros que são pegos sem os devidos registros.

Confira algumas dicas para fazer tuning dentro da lei

Dicas para fazer tuning no carro dentro da lei

Potência do motor

Veja também:

Quando o assunto é aumentar a potencia do motor, é preciso fazer uma série de ajustes para conseguir que o carro tenha maior desempenho. Mas o problema é que existe um limite oficial imposto pela lei para que as pessoas alterem as características básicas do motor de um carro, não podendo exceder 10% em relação as características originais.

Rodas e pneus

Essas modificações também são muito comuns quando o assunto é alterar as características de um determinado carro. De acordo com a atual legislação do trânsito brasileiro, não é permitido alterar o diâmetro dos pneus.

Suspensão, freios e altura

Outro problema que muitas pessoas que fazem tuning acabam enfrentando quando alteram o seu carro está diretamente relacionado a altura do mesmo. A lei brasileira não permite que seja utilizada suspensões com regulagem de altura. Além disso, a lei brasileira não permite que os carros alterem os freios originais do veículo.

No caso específico das alterações que são feitas na altura do carro, o rebaixamento é uma modificação que está prevista em lei e permitida. Mas o detran geralmente exige que seja feita uma inspeção, que normalmente é feita pelo Inmetro, para depois expedir a autorização para que o modelo possa circular com as alterações.

Visual

Existem diversas coisas que podem ser feitas quando o assunto é visual do carro, desde que seja devidamente registradas as alterações junto ao Detran. É permitido adicionar um spoiler ou um bodykit. A única indicação é que o acessório não atrapalhe a visão periférica de quem dirige.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: