Topo

Pegou vírus no Facebook? Dicas para remover e como manter seu perfil limpo

Como remover um vírus do Facebook; veja dicas para limpar seu perfil
Publicidade
Comente

Os vírus estão espalhados por basicamente todas as esferas da informática. Estes códigos maliciosos possuem as mais variadas funcionalidades, mas na grande maioria dos casos acabam entrando em um determinado código que é utilizado pelo usuário sem que ele autorize e até mesmo saiba da sua presença. E logo vai assumindo lugares importantes dentro deste código, tomando conta de funções e fazendo com que os usuários, aos poucos, fiquem em segundo plano.

Um dos campos que estes vírus estão se proliferando com um grande velocidade é nas redes sociais, especialmente no Facebook, que atualmente é a maior do mundo. A grande maioria destes vírus acabam tendo como principal finalidade tomar conta de um determinado perfil de usuário, fazendo com que ele perca o controle do que escreve, posta, curte ou adiciona. Estes vírus acabam sendo utilizados por pessoas que, por exemplo, comercializam maiores curtidores para determinadas páginas ou perfis dentro da rede social. Outros são mais graves e tem como principal função o roubo de dados pessoais dos usuários.

O problema dos vírus dentro de redes sócias como o Facebook é a grande velocidade que ele acaba se espalhando por aí. Isso acontece especialmente porque estas redes sociais acabam tendo como principal funcionalidade a possibilidade de clicar em links com notícias, imagens, etc. Quando a pessoa clica em link que contenha vírus, os usuários poderão ter problemas sérios.

Publicidade

Se você é um destes usuários que acabou caindo em algum golpe e clicando onde não deveria, confira algumas dicas para se livrar dos vírus de Facebook.

remover-virus-do-facebook

Cuidados com os aplicativos

Antes de mais nada, os usuários precisam tomar muito cuidado com os aplicativos que são instalados na sua conta do Facebook. Basicamente é através deles que os vírus costumam se espalhar pelas redes. Eles geralmente chegam disfarçados de aplicativos simples, mas que possuem um alto poder de engajamento. Ou seja, eles acabam fazendo com que as pessoas realmente curtam ou compartilhem.

Publicidade

Um exemplo deste tipo de aplicativo que geralmente contém vírus é do tipo “clique aqui e veja que herói você é” e similares. Isso acontece porque estes apps são extremamente simples, costumam funcionar entre um público mais desavisados e também são compartilhados automaticamente em sua maioria. Ao instalar este aplicativo geralmente as pessoas autorizam que eles tenham acesso as informações pessoais do perfil da pessoa, além de também conseguir se replicar automaticamente, o que torna a propagação bastante rápida.

Para remover os aplicativos que são considerados suspeitos, os usuários devem seguir os seguintes passos: Acesse sua conta no Facebook e clique no símbolo de engrenagem no canto superior direito da tela. Depois, escolha a opção “Configurações de Privacidade”; No menu lateral, clique em “Aplicativos”; Olhe atentamente para a lista com seus aplicativos instalados. Se houver algum que você não tem certeza de ter instalado, remova sem medo, pois, se você não sabe o que é, no mínimo ele não lhe fará falta. Para isso, clique no “X” do lado direito do item;

Extensões

Existem também algumas outras formas que as pessoas acabam se infectando com os vírus de Facebook, que é através das famosas extensões para navegadores. Geralmente elas são instaladas juntamente com a instalação de outros programas e muitos usuários nem ao menos conseguem perceber que estão autorizando a instalação destes programas.

Para conseguir remover as extensões dos seus navegadores, basta entrar nas abas de configuração e depois disso clicar em remover as extensões que não estão sendo utilizadas ou que não foram autorizadas pelos usuários.

Ferramentas de segurança do Facebook

Muitas pessoas não sabem, mas a própria rede social conta com dispositivos de segurança para ajudar a proteger as informações dos usuários. Dentre eles existem as opções de navegação segura, onde você habilita links https sempre que possível; uma ferramenta de contatos de segurança que permitem com que amigos da rede possam ajudar a recuperar a sua senha; e também a opção que monitora todos os dispositivos que acessam a sua conta.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: