Topo

Indiana Jones: Disney e Paramount entram em acordo para lançar novo filme

Comente

Muitas vezes as pessoas que acompanham cinema não conseguem entender porque determinadas franquias simplesmente não conseguem lançar novos filmes, enquanto que outras ganham continuações frequentes. O motivo geralmente está relacionado aos direitos do uso de imagem e de comercialização de determinadas marcas e personagens. É muito comum estúdios se associarem para produzir um determinado filme e depois não repetirem a mesma parceria na hora de criar as suas continuações.

Alguns problemas bastante parecidos com este acabaram prejudicando o lançamento de novos filmes da série Indiana Jones. Há muitos anos se fala da possibilidade do lançamento de um novo filme da saga do arqueólogo mais famoso do mundo. Quando a Disney anunciou oficialmente a compra da LucasFilm, operação que aconteceu no ano passado, muitas pessoas acharam que finalmente a empresa do Mickey poderia dar o sinal verde para a produção de mais um filme da série.

No primeiro momento, todas as atenções da Disney acabaram se voltando para a marca de maior sucesso da empresa criada por George Lucas, a saga Star Wars. As continuações foram logo confirmadas, já que os direitos para utilização dos roteiros e dos personagens eram exclusivos da LucasFilm. Mas existiam dois filmes que foram lançados com o selo de George Lucas que acabaram tendo problemas: Indiana Jones e Willow na Terra da Magia.

No caso dos filmes do Indiana Jones, todos os longas foram lançados pela Paramount Pictures, empresa que não pertence ao grupo Disney. Assim, mesmo que George Lucas tivesse os direitos de explorar a marca, ele não poderia lançar um filme da série pelos estúdios do Mickey.

disney-indiana-jones-novo-filme

Mas um acordo anunciado esta semana pode possibilitar que um novo filme do Indiana Jones seja lançado. De acordo com as informações que foram divulgadas, a Paramount continuará comercializando os filmes já lançados e receberá um percentual sobre o faturamento de todos os novos filmes que vierem a ser produzidos. Em troca, a Disney terá em mãos o direito de distribuição e de marketing sobre as novas produções.

Será que sai do papel?

Apesar dos problemas jurídicos terem, teoricamente, sido resolvidos, ainda não existe uma certeza absoluta que a Disney invista no lançamento de um novo filme de Indiana Jones. Até agora tudo que se sabe não passam de rumores sobre este possível novo filme. Mas se depender do ator e do diretor da saga original, o filme realmente pode sair. Harrison Ford, apesar de já estar com 71 anos de idade, já disse em diversas entrevistas que retornaria ao personagem sem nenhum problema.

Neste caso, o filme seria uma continuação, o que não agrada muito os grandes estúdios, que estão preferindo criar reboots dos filmes, porque consegue atrair um maior número de espectadores, já que tira a necessidade da pessoa ter acompanhado os filmes anteriores. Além disso, o diretor Spielberg também já declarou algumas vezes que poderia voltar a dirigir um filme de Indiana Jones, desde que o roteiro lhe agrade.

Mas o que é mais certo de todo este falatório em torno de um suposto Indiana Jones 5 é que a Disney, mesmo se der sinal verde para a produção do filme, não deve fazer isso em breve. Isto porque o estúdio tem vários projetos de grande porte para os próximos anos, como Os Vingadores 2, Tomorrowland, Piratas do Caribe 5 e a nova trilogia Star Wars, sendo que todos exigirão um alto investimento. Ou seja, o chicote e o chapéu ainda poderão esperar um bom tempo até voltarem a ativa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: