Topo

Conheça o Vale do Loire e seus mais de duzentos castelos na França

Melhores destinos e pontos turísticos, nacional e internacional, que você deve conhecer! O Vale do Loire conta com mais de duzentos castelos na França
Publicidade
Comente

Se tem algo que desperta o imaginário da grande maioria das pessoas são os castelos. Afinal de contas, eles estão presentes no nosso dia a dia em filmes, séries, nos livros de história e também nos contos ficcionais. Os castelos eram os lugares mais importantes do mundo, onde as famílias mais poderosas do planeta moraram, onde as decisões mais importantes eram tomadas e onde muitas histórias aconteciam.

A França é um dos países que concentra a maior quantidade de castelos em todo o planeta. E em uma região bem específica da cidade é possível encontrar cerca de 200 castelos, que é chamada de Vale do Loire.

Os castelos que ali surgiram na grande maioria dos casos, datam entre os séculos 15 e 18, em uma zona com 800 quilometros. Durante cerca de 300 anos a paisagem do local foi completamente modificada com a presença dos mais grandiosos castelos, um mais grandioso que o outro. O local não era escolhido por acaso, já que fica em uma região onde é possível encontrar o Rio Loire e também os afluentes Chinon e Indre, o que tornava aquele pedaço de terra extremamente próspero.

vale-do-loire

Publicidade

De acordo com os historiadores que estudam a região, os primeiros castelos que surgiram por ali eram dos monarcas que pertenciam a dinastia Valois e Bourbon, mas rapidamente a região acabou sendo descoberta por outros nobres que começaram ali a erguer os seus castelos imponentes também.

O resultado é uma coleção de castelos, quase todos renascentistas, com uma arquitetura muito interessante. E o interesse que estes castelos despertam nas pessoas é tanto que atualmente a região do vale recebe aproximadamente 4 milhões de turistas todos os anos. O mais interessante é que estas pessoas que vão até o local apenas para ver os castelos também contam com a opção de se hospedar em alguns deles.

Publicidade

Além disso chegar ao local é bastante fácil, já que ele está localizado a apenas 200 quilômetros de Paris.

Castelos destaques

Alguns destes castelos acabam se destacando seja pela beleza ou seja pela importância história, e consequentemente acabam atraindo mais visitantes. É o caso do Château du Chambord, antigo pavilhão de caça do rei Francisco I, é o maior e mais grandioso. Amboise traz reminiscências sobre os últimos anos de vida do gênio italiano Leonardo da Vinci, que passou seus últimos anos no palacete de Clos Lucé. O Castelo de Villandry possui um dos mais celebrados jardins renascentistas do Vale do Loire, enquanto que Chenonceau, construído qual uma ponte sobre o rio Cher e igualmente contando com um bem cuidado jardim, foi construído sob as ordens de Catarina de Médicis e Diana de Poitiers, respectivamente rainha e amante do rei Henrique II.

O local, como recebe uma grande quantidade de turistas, já está preparado para receber as pessoas com o que há de melhor na França. Por isso, as pessoas contam com serviços especializados que realizam tours por um ou mais castelos, com a opção da contratação de um guia que vai explicando tudo o que aconteceu em cada um destes lugares.

Mas o local não é feito apenas de castelos para serem visitados, existe uma série de outros trajetos interessantes que podem ser feitos. Existe no Vale um conjunto de restaurantes que conseguem resumir, em uma única região, o que há de melhor na cozinha francesa. Muitos dos alimentos que fazem parte do cardápio oferecido acabam sendo produzidos na própria região, como é o caso dos vinhos leves e frescos de algumas especialidades como aspargos, framboesas, morangos e cogumelos. Dentre os pratos mais apreciados da região está o Pato com Nabos e a Enguia ao Vinho Tinto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: