Topo

Fones de ouvido: Saiba como preservar o acessório!

Comente

Os fones de ouvido são acessórios importantes para que as pessoas possam escutar qualquer tipo de mídia de forma independente, ou seja, sem incomodar as pessoas que estão ao redor. Os fones, assim como os acessórios de uma forma geral, evoluíram bastante nos últimos anos, acompanhando especialmente a evolução dos smartphones. 

Mas algo que costuma acontecer bastante é estes acessórios apresentar algum tipo de defeito. Em muitos casos, os consumidores acabam se vendo obrigados a comprar novos fones em virtude de defeitos que se apresentam dentro do período menor de um ano. Fora as situações nas quais as pessoas acabam simplesmente perdendo os fones, uma vez que muitos modelos estão tão pequenos que se escondem dentro da orelha. 

Diante de tudo o que pode acontecer com os fones de ouvido, confira algumas dicas importantes para aumentar a vida útil

Fones de ouvido: Saiba como preservar o acessório!

Saiba como guardar seu fone de ouvido

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham cuidado na hora de guardar o seu acessório, especialmente quando ele estiver sendo levado de um lado para o outro. No caso dos fones que possuem cabos, é importante evitar dobrar eles muito, pois isso faz com que exista uma chance maior de rompimento dos fios internos, o que causa uma série de maus funcionamentos. 

Veja também:

Uma dica interessante é utilizar tirar de velcro, chamadas de Wire Winder Cable, para que os cabos fiquem presos com menor possibilidade de desgaste interno. Também existem outras tirar com imãs nas pontas que ajudam a organizar os cabos. 

No caso dos fones In-ear earbuds (portáteis), eles devem sempre ficar guardados dentro das suas caixas, que são chamadas de cases. O case dos fones devem ser levados em consideração no momento da compra, pois quanto mais finas e menores, mais fáceis de levar elas no bolso, por exemplo.

Faça limpezas nos eu fone de ouvido

No caso dos fones In-Ears (Intra-Auriculars ou IEMs), o recomendado é que os donos façam a limpeza do acessório utilizando uma flanela e sabão de coco em barra, além e uma toalha de papel. Utilize a flanela umedecida com água no corpo fone depois passe a parte seca para tirar o máximo possível do excesso de água. As ponteiras de silicone podem ficar de molho dentro de água morna com sabão de coco em barra por uns 4 segundos apenas. O mesmo procedimento também pode ser feito com os fones Earbuds. 

No caso dos fones Headphones, a limpeza pode ser feita basicamente com a utilização de uma flanela por todo o corpo do mesmo. Neste caso, ele pode ser levemente umedecido para retirar o excesso de sujeira e depois passar novamente o pano seco para que ele fique limpo. Caso as pads sejam feitas de um material como tecidos lisos ou veludo, elas também podem ser limpas com a ajuda do sabão de coco. 

Em qualquer caso, antes de utilizar qualquer tipo de produto, é sempre muito importante consultar as informações referentes a limpeza dos fones diretamente junto a fabricante. Normalmente existe uma seção do manual apenas dedicada a limpeza que orienta a melhor forma de fazer o procedimento. De qualquer forma, manter uma rotina de limpeza dos fones é muito importante tanto para aumentar a vida útil dos acessórios como até mesmo para evitar que as pessoas tenham qualquer tipo de problema de saúde. 

Conservando pads de couro

Alguns fones headphones contam com suas pads feitas de couro natural, não sintético. Para que as almofadas do fone durem mais, é importante que os usuários realizem uma rotina de hidratação pelo menos duas vezes por ano. Este procedimento deve ser feito com a ajuda de uma flanela e também um hidratante próprio para couro, um tipo de produto que  pode ser encontrado com uma certa facilidade. 

Para fazer este procedimento, antes de mais nada retire as pads do fone, já que a hidratação deve ser feita com elas fora do corpo do fone. Depois, com a ajuda de uma flanela, é preciso remover toda a poeira que pode ser encontrada nele. Com as pads bem limpas, passe o hidratante com a ajuda de uma outra flanela, sempre com movimentos circulares sem pressionar muito, até que não reste mais resíduos. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: