Topo

Aprenda a remover ruídos de um áudio usando o programa Audacity

Comente

Depois de produzir o áudio de uma narração, um vídeo, ou até mesmo uma música, muita gente percebe que a gravação não ficou com a qualidade desejada devido a uma série de ruídos que ficaram perceptíveis na produção.

Diante disso a solução mais simples ao invés de gravar tudo novamente é tentar reduzir ou mesmo remover esses ruídos por meio de algum programa, e é aí que entram os softwares como o Audacity que,  por sua vez, apesar de ser gratuito oferece basicamente tudo o que um usuário comum precisa para tratar a qualidade do áudio de maneira simples e prática.

Leia também:

E se você chegou até aqui justamente buscando aprender os detalhes sobre como tirar os ruídos usando o Audacity, confira na sequência um passo a passo que mostra o procedimento.

Veja o tutorial para remover os ruídos de um áudio com o Audacity

Antes de qualquer coisa você vai precisar baixar o programa Audacity em sua versão mais recente e em seguida fazer a instalação do mesmo em seu computador. Depois disso, já com o programa aberto, você deve ir até o menu “Ficheiro” e clicar em “Abrir”.

imagem 1

Em seguida uma nova janela se abrirá pedindo pra você escolher o arquivo do áudio que você deseja editar. Selecione-o e clique no botão “Abrir” que aparece na parte inferior direita da janela de seleção.

imagem 2

Na sequência você verá o arquivo de áudio inteiramente carregado no programa, sendo que os gráficos na cor azul representam os trechos onde o áudio está sendo emitido.

A dica agora, portanto, é encontrar os espaços onde nenhum áudio está sendo emitido e selecioná-los, pois os ruídos que se espalham pelo áudio geralmente podem ser detectados também nesses espaços (a imagem abaixo destaca os minúsculos fragmentos em azul que representam esses referidos ruídos).

Imagem 3

Depois disso é preciso selecionar esses espaços onde apenas os ruídos são detectados. Veja um exemplo na imagem abaixo.

perfil do ruido

Assim que selecionar o espaço mencionado, o passo seguinte é ir até o menu “Efeitos” e depois descer até o submenu “Remoção Ruído”.

image 5

Na nova janela que será aberta você deve clicar no botão “Obter Perfil do Ruído”.

image 6

Em seguida, já de volta na tela principal do programa, você deve apertar CTRL + A para selecionar todo o áudio da produção.

E uma vez selecionado o áudio completo, o próximo passo é voltar ao menu “Efeitos” e clicar novamente em “Remoção Ruído”. Só que dessa vez ao invés de clicar em “Obter Perfil do Ruído” você deve clicar diretamente no botão “OK”, já que o perfil do ruído que deve ser apagado já foi assimilado pelo programa anteriormente.

image 9

Ao fazer isso, o programa começará então a remover o ruído do áudio e mostrará uma barra de progresso e ao final de tudo você verá que o ruído determinado por você foi completamente removido do áudio, conforme mostra a imagem a seguir.

imagemfinal


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: