Topo

Gboard: 7 recursos que o teclado de celular do Google tem e outros não têm

Comente

A cada dia que passa surgem no mercado novas opções de teclados virtuais para smartphones. No que diz respeito aos aparelhos Android ou iPhone, no entanto, o Gboard, aplicativo do Google que substitui o teclado nativo do celular, continua sendo um dos mais elogiados por usuários.

E não faltam razões para isso, até porque, a ferramenta traz uma série de funções que superam os teclados virtuais mais comuns, o que inclui a possibilidade de digitar deslizando o dedo, dentre outros recursos interessantes.

Para ilustrar isso, mostramos a seguir uma lista com alguns dos melhores recursos que estão disponíveis no Gboard e não estão em outros teclados famosos. Veja!

Diferenciais nos recursos do Gboard, o teclado virtual do Google

Uma das facilidades proporcionadas pelo Gboard é a possibilidade de trazer pesquisa integrada com o motor de buscas do Google, uma vez que é um produto da mesma empresa.

Veja também:

Na prática o usuário pode digitar os termos manualmente e encontrar informações online, recebendo sugestões automáticas. Além disso, escrevendo nomes de lugares ou pessoas em aplicativo como o WhatsApp, por exemplo, é possível que o teclado sugira informações que podem ser enviadas com apenas um toque.

Modo trackpad

Outro recurso interessante é que, ao digitar um texto no celular o Gboard pode ajudar na correção de erros básicos. Isso porque ele dá ao usuário a possibilidade de mover o cursor em cada letra deslizando o dedo sobre o botão de espaço. Funciona como uma espécie de trackpad do computador. O funcionamento é automático e não exige ativação.

Tradução de textos

Gboard teclado google tradução de textos

Sendo um produto Google, o Gboard também tem integrada outra ferramenta do gigante das buscas: o Google Tradutor. Isso significa que é possível traduzir um texto com o próprio app.

Durante uma conversa com um gringo pelo WhatsApp, por exemplo, é só abrir o recurso de tradutor do teclado e digitar o que deseja, a tradução é feita em tempo real. Em seguida basta enviar a mensagem normalmente.

Atalhos personalizados

Gboard teclado google atalhos personalizados

Para quem gosta de digitar frases, endereços e outros textos de maneira frequente, um recurso muito útil que também está disponível no Gboard é o de salvar atalhos para esses textos específicos. É possível inserir um comando de texto que digita de forma automática um conteúdo salvo previamente, como e-mail, nome completo e outras informações.

Modo de uma mão

Gboard teclado google modo de um mão

Esse é um recurso interessante para quem gosta de praticidade e a possibilidade de digitar com uma mão apenas. É possível ajustar o layout para facilitar a digitação com a mão esquerda ou direita. No modo para digitação de uma mão os caracteres ficam mais próximos, permitindo uma digitação mais tranquila.

Temas

Gboard teclado google temas

Outra coisa interessante no Gboard é a possibilidade de personalização. Ele traz templates prontos que permitem a troca das cores das teclas de fundo e outros detalhes do teclado. Para isso basta acessar as configurações da ferramenta em "Preferências" e escolher a aparência desejada.

Dois toques para ponto

Por fim temos aqui um recurso que parece simples, mas que na prática ajuda a tornar a digitação mais ágil. Isso porque ele permite a inclusão de um ponto automaticamente no final de uma frase com apenas dois toques na tecla de espaço.



Comentários (1) Postar um Comentário

Marcos Pereira comentou:

Muito Bom ! Agora sei como usar corretamente este Teclado.
Só tentava e nada conseguia.


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: