Topo

5 desafios que os óculos de realidade aumentada precisam superar para ser um sucesso

Notícias e lançamentos de jogos para PC e jogos para Xbox, PlayStation ou Nintendo Wii! 5 desafios que os óculos de realidade aumentada precisam superar
Publicidade
Comente

Os óculos de realidade aumentada que chegarão ao mercado em 2015 é uma das notícias que mais tem animado os fãs dos jogos eletrônicos em todo o mundo nos últimos dias. As otimistas previsões valem tanto para o Oculus Rift que é pra PCs, quanto para Projetct Morpheus que é pra Playstation 4.

Leia também:

Apesar de a tecnologia utilizada nos óculos já não ser mais uma novidade, o fato é que somente agora ela atingiu o nível de maturidade necessário para ser reproduzida em grande escala com um preço consideravelmente acessível e capacidade de proporcionar uma verdadeira experiência imersiva.

Publicidade

Agora às vésperas do lançamento, porém, existem ainda algumas barreiras que o novo aparato tecnológico precisará transpor para se consolidar como um grande sucesso, tal qual se espera.

5 Desafios que os óculos de realidade aumentada precisam superar para ser um sucesso

Google Glass

Preço dos óculos de realidade aumentada

O fator preço é um dos que ainda pesam contra os óculos de realidade aumentada e é exatamente esse o ponto que será capaz de determinar se a novidade será de uso massivo, ou de nicho.

Os responsáveis pela fabricação do Oculus Rift garantiram fazer o possível para que o mesmo chegue ao mercado por um valor médio de US$ 300, o que seria um valor aceitável. Por outro lado, porém, a Sony só garantiu que o preço do Morpheus ficará abaixo dos US$ 1.000, podendo portanto custar até o triplo do Oculus Rift.

Jogos para os óculos de realidade aumentada

Publicidade

A falta de jogos criados visando explorar a realidade aumentada ainda é real, apesar disso, existem diversos estúdios trabalhando na construção de jogos para Rift e Morpheus. Resta agora saber como as mentes criativas irão conseguir explorar esse universo, o sucesso do projeto dependerá em muito do sucesso das empresas que produzirão os games.

Ocorrências de náuseas e enjoos com óculos de realidade aumentada

Um dos principais incômodos relatados por aqueles que já testaram os óculos de realidade aumentada, é a ocorrência de enjoos causados pelo movimento da cabeça e profundidade da imersão. Um problema que as empresas vêm buscando corrigir constantemente, mas, que tem se traduzido em um verdadeiro desafio para as mesmas. A correção desse tipo de incômodo é algo totalmente necessário, do contrário, a experiência oferecida pelo aparato acabará tendo sua qualidade comprometida.

Eventuais mudanças na maneira de jogar

Que os óculos irão proporcionar mudanças na maneira de se jogar não resta dúvidas, apesar disso, não se sabe ainda quais serão os impactos que essa mudança poderá causar na vida dos jogadores. Se o uso prolongado do aparelho se traduzir em um grande cansaço, por exemplo, as empresas desenvolvedoras da tecnologia terão um trabalho a mais por fazer.

Controles para jogos com óculos de realidade aumentada

Os óculos de realidade aumentada foram testados até o momento utilizando controles convencionais, entretanto, especula-se que o ideal seja a criação de um controle especialmente desenhado para jogos executados em conjunto com o óculos. Sem dúvida valeria muito a pena ter um controle em formato de volante para um jogo de corrida onde há imersão do jogador no game, não é verdade?


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: