Topo

Copa do Mundo 2014 pode trazer epidemia do vírus ebola ao Brasil

Comente

O vírus do ebola é conhecido como um dos mais perigoso do mundo. Por algum tempo o vírus esteve adormecido, entretanto, recentemente surgiram notícias de um surto de doença causada por ele especialmente na região de Guiné, onde causou 84 mortes, além de ter também causado mais 7 morte na Libéria.

Casos suspeitos também puderam ser observados em Mali e outros países da África Ocidental. De acordo com a organização humanitária Médicos Sem Fronteira (MSF) o surto trata-se de uma epidemia sem precedentes.

O vírus ebola tem esse nome por ter sido identificado pela primeira vez em 1976 na Republica Democrática do Congo, perto do rio Ebola, à época, foi a causa de mais de 1.500 mortes na África. O vírus que é considerado uma ameaça global pode ser usado como agente de guerra biológica e a grande preocupação no momento é a de que ele possa chegar ao Brasil juntamente com a Copa do Mundo 2014.

Copa do Mundo 2014 pode trazer epidemia do vírus ebola ao Brasil

vírus ebola

De acordo com infectologistas relacionados com as áreas de Medicina e Saúde, é muito remota as chances do vírus ebola chegar ao país, mas, a hipótese não pode ser descartada, uma vez que, vivemos em um mundo globalizado.

O risco do vírus chegar ao Brasil se dá pela possibilidade dele vir hospedado em algum visitante vindo da África, um perigo iminente. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o vírus é capaz de gerar sintomas parecidos com os da febre amarela e leptospirose, com o agravante de que,  por não saber exatamente o tipo de doença do paciente, muitos médicos também podem ser contaminados.

Sintomas do vírus ebola

O vírus ebola pode ficar incubado em uma pessoas por até duas semanas. Os principais sintomas do vírus são, febre forte, dores de cabeça e musculares, conjuntivite e debilidade. Na fase mais avançada do vírus os sintomas são vômitos, diarreia e hemorragias. O vírus pode ser transmitido através de contato com fluidos corporais da pessoas contaminada ou por vias respiratórias.

Hospedeiros do vírus Ebola

Por um longo tempo os cientistas acreditaram que o hospedeiros do vírus era o gorila, e que o mesmo havia contagiado os humanos por meio de sua carne,  já que é muito comum o consumo da carne de gorila na região. Apesar disso, ao aprofundar-se mais nos estudos os profissionais observaram que na verdade o morcego é quem é o hospedeiro natural do vírus, dessa forma, a contaminação dos gorilas pode ter ocorrido por meio das frutas que eles comeram que podem ter sido contaminada com as fezes ou saliva do morcego.

Postura do Ministério da Saúde em relação ao risco

Ao ser questionado sobre quais providências  tem sido tomadas em relação ao vírus durante o período da copa, o Ministério da Saúde disse por meio de sua acessória de imprensa que não há motivos para preocupação, reiterando que o vírus está localizado apenas na África. A OMS está acompanhando a evolução do surto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: