O começo do ano é um momento propício para os estudantes planejarem como serão os próximos meses em relação aos seus objetivos e metas. Isso deve ser feito especialmente por aqueles que estão no 3º ano do ensino médio ou ainda por quem já terminou essa etapa e pretende ingressar em uma faculdade.
Mesmo que as seleções vestibulares tenham perdido muito da sua importância e relevância nos últimos anos, com o aumento não apenas das vagas e das oportunidades para os alunos, mas principalmente com a queda na quantidade de jovens que enxergam o ensino superior como a única forma de conseguir um bom trabalho, para determinadas carreiras as seleções ainda são muito importantes.
Para cursos na área da saúde, como medicina, por exemplo, na grande maioria dos casos os candidatos buscam as vagas nas universidades públicas, já que os cursos de nível superior possuem um valor bastante elevado nessa escolha específica de profissão.
As vagas nas boas universidades públicas, de uma forma geral, ainda são bastante disputadas, o que força os alunos a estudarem e se prepararem para o processo seletivo vestibular. E esse acaba normalmente sendo o público que procura um cursinho preparatório.
Os cursinhos pré-vestibulares tiveram que se reinventar e se adaptar a esse novo cenário. Hoje em dia existem muitas opções que acabam sendo mais focadas e direcionadas para determinados cursos específicos, como os preparatórios para o vestibular de medicina. Enquanto outros ainda apostam em uma revisão de conteúdo mais generalista, especialmente para aqueles estudantes que não tiveram um bom ensino médio.
Confira algumas dicas interessantes para não errar no momento da escolha de um cursinho pré-vestibular.
Defina uma faixa de preço
Antes de mais nada, é muito importante definir uma faixa de preço que os pais ou o próprio estudante estão dispostos a pagar. Existem diversas opções de escolas preparatórias com foco nos cursinhos pré-vestibular, com valores para todos os gostos.
Normalmente o preço da mensalidade ou do semestre acaba estando diretamente atrelado com algumas características da escola, como a tradição e a reputação de aprovação. Além disso, existem também as escolas especializadas, com programas de cursos focados especificamente para seleções específicas, como cursos de medicina. Também existem aquelas preparatórias para determinadas universidades.
Mas nem sempre preço vai ser sinônimo irrefutável de qualidade. Alguns cursinhos gratuitos, por exemplo, acabaram se tornando referência em diversas cidades, como aqueles que são oferecidos pelas próprias universidades públicas.
Avalie a necessidade de um cursinho específico
Para os estudantes que estão focados em conseguir uma vaga que seja extremamente competitiva, como os cursos de medicina nas universidades públicas, pode ser interessante apostar em um cursinho que tenha um programa específico.
O conteúdo será basicamente o mesmo, mas normalmente esses programas são mais intensos, com mais carga horária de estudos diária. Além disso, esses cursinhos criam planos de estudos e treinam os professores para que eles possam focar no que realmente acaba sendo cobrado nas provas.
Escolha o melhor horário
Para os estudantes que ainda conseguem ter a liberdade e o privilégio de conseguir focar apenas nos estudos, sem precisar se preocupar com o turno de trabalho, pode ser interessante fazer uma autoavaliação e escolher aquele horário que ele se sente melhor para trabalhar.
Afinal de contas, durante a fase escolar os jovens dificilmente acabam tendo escolha, e muitas vezes são colocados para estudar em um turno no qual ele não consegue ser muito produtivo. E isso pode, até mesmo, impactar negativamente a absorção dos conteúdos.
Nesse caso, estamos falando de um cursinho completamente opcional que possui o foco justamente em ajudar os alunos a ter um excelente desempenho. Por isso, não faz sentido adotar práticas que, de alguma forma, acabem boicotando os alunos.
Avalie os prós e contras dos cursinhos online.
Nos últimos anos acabou se tornando bastante comum o cursinho online. Basicamente ele traz o mesmo tipo de conteúdo e, em muitos casos, a mesma carga horária, mas permite que os alunos estudem em casa. Ele pode ter diferentes formatos, incluindo aulas ao vivo, conteúdo gravado, e algumas aulas e eventos presenciais.
Essa modalidade conta com uma série de vantagens, incluindo maior liberdade para que os estudantes consigam acessar os conteúdos em seus horários livres. Além disso, os estudantes também conseguem evitar perdas de tempo com deslocamentos.
Mas existem alguns contras que também devem ser levados em conta. Começando pelo formato em si, já que muitos estudantes acabam tendo dificuldades para conseguir estudar e se concentrar fora de um ambiente controlado como a sala de aula. Além disso, os alunos também podem ter dificuldades para conseguir tirar suas dúvidas e obter um atendimento mais personalizado nesses cursinhos online.
Fique de olho nos índices de aprovação
A informação mais importante em relação ao desempenho de um cursinho pré-vestibular acaba sendo a mais importante para definir a qualidade do método de ensino. É importante buscar esses dados, juntamente com a opinião e com a avaliação de estudantes que já passaram por aquele programa.
Comentários (0) Postar um Comentário